Os terrenos baldios são espaços de grande transtorno para a população em geral, como acúmulo de lixo, insetos, animais peçonhentos, além do risco da propagação de doenças.  Uma das medias para controle dos terrenos abandonados é a fiscalização por parte do município. o Secretário de Meio Ambiente de Palmeira, José Przybysewski, explicou sobre esse processo de controle dos terrenos baldios. “Pode ter notificação, dar-se um prazo para que o proprietário proceda com a devida limpeza, não ocorrendo isso, vai ter a autuação com multa e um prazo de 30 dias para pagar a multa. A partir disso a Prefeitura pode executar a limpeza e emitir a cobrança junto ao talão do IPTU, sendo inevitável o pagamento. Não é uma multa pequena, ela é progressiva de acordo com o tamanho e a localização do terreno”.

Outra forma de fiscalizar os terrenos abandonados é através de denúncia.  A denúncia pode ser formalizada diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, não sendo necessário que a pessoa se identifique. “A pessoa pode fazer um processo e protocolar na Prefeitura e não há necessidade de identificação”, explicou o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente está localizada no Complexo Esportivo de Palmeira, com Acesso Pela Rodovia João Chede, PR 151, S/N, ou Pela Rua Flávio Santos, Bairro Vila Elias Farajala Bacila. O telefone da Secretaria é 3252-1724.

Foto:Arquivo Prefeitura Municipal de Palmeira