De 13 a 20 de maio, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)motiva as comunidades cristãs para a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2018. As reflexões em torno do tema do ano, A mão de Deus está no meio de nós, foram preparadas pelas igrejas do Caribe.

Organizada pelo Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC) em Curitiba, a SOUC acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio, tendo em sua programaçãocelebrações nas igrejas, noite musical e uma noite acadêmica.

Orar pela unidade

A SOUC é uma expressão consolidada do que conhecemos por ecumenismo espiritual. Suas décadas de existência suscitaram inúmeras iniciativas de diálogo voltadas ao aspecto teológico-doutrinal e à cooperação na ação, além de consolidar o encontro e a estima mútuos. A oração comum parte da premissa de que a unidade cristã é, acima de tudo, dom de Deus. Com essa convicção da primazia da graça, a comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus se une à sua prece que pede ao Pai para que “todos sejam um” (Jo 17,21). O cultivo desse vínculo espiritual comum é caminho fecundo para superar as divergências históricas, reconciliar as diferenças e dispor-se ao testemunho de fé comum.

Arquidiocese de Curitiba.