Com a chegada do verão, a luta contra o Câncer de Pele ganha reforço com o lançamento da Campanha Dezembro Laranja, iniciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)  em 2014. Neste ano, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha, mas não se queime”.

O câncer de pele é um tumor de pele maligno, provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Além do uso do filtro solar, existem várias formas de proteger a pele do corpo contra os raios UVA e UVB do sol. Para quem realiza as atividades ao ar livre, o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI), chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares são itens obrigatórios diários para evitar que a exposição prolongada traga problemas de saúde.