A unidade do Corpo de Bombeiros de Palmeira completou 20 anos de trabalhos a comunidade no último dia 23, mas as comemorações em alusão ao aniversário aconteceram nesta sexta-feira (30).

Com início às 10h, foi realizada uma solenidade oficial da comemoração, no Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado no Distrito Industrial. Estiveram presentes no ato, o doutor Plínio Gomes Filho, delegado da Polícia Civil de Palmeira, Coronel QOBM RR José Renato Bordignon Nogaroli, ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Capitão Wilson de Paula Lessa, comandante da 2ª Cia de Suprimentos de Palmeira, Polícia Militar, pároco padre Joaquim Naves, secretários e vereadores, além de políticos e convidados, e ex-comandantes da seção de Palmeira.

O Prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, Antonio Polato, Prefeito de Porto Amazonas, o Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa Ten. Cel. QOBM Hemerson Saqueta Barbosa e Anselmo Heimbeker Osório, presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira compuseram a mesa da solenidade.

Comerciantes e empresários que apoiaram a confraternização foram homenageados pelo Corpo de Bombeiros. Eles receberam uma caneca comemorativa dos 20 anos da guarnição de Palmeira.

O prefeito Edir Havrechaki exaltou no discurso a importância desta unidade para o município. “São 20 anos de serviços prestados e a gente fica feliz dessa corporação estar em Palmeira. É um benefício, quantos atendimentos foram realizados, quantas vidas foram salvas. Como eu falava em meu discurso, bom seria se bombeiros, polícia militar e exército não trabalhassem, porque daí teríamos a certeza de que não haveria problemas. Mas eles estão aqui como anjos da guarda justamente para ajudar a comunidade palmeirense”.

Novo quartel

Na ocasião, Havrechaki também falou sobre a construção de um novo quartel para a guarnição. “É o esforço que vamos desencadear no ano de 2019. Nós temos o terreno já doado ao governo do estado do Paraná através de lei, temos o projeto do quartel, tramitando junto a Secretaria de Segurança Pública e agora assumindo novo governo no Paraná, vamos fazer um lobby justamente para ver se ganhamos esse quartel de presente de 200 anos”, adiantou Edir.

O 1º Sargento QPM Paulo Cezar de Almeida, Comandante do Corpo de Bombeiros, Sargento Paulo Cezar de Almeida agradeceu pelo momento comemorativo. “Primeiramente agradecer a Deus por nos proporcionar este momento. Eu não sou o comandante de Palmeira, eu estou comandante, foi Deus que nos colocou comandante. Agradeço a todos que se fizeram presente, nos ajudaram para que este momento acontecesse. E peço a Deus que continue abençoando o nosso trabalho para que a gente possa cuidar cada vez melhor da população palmeirense”, comentou Almeida.

Primeira ocorrência

Durante o evento, foi lembrada a primeira ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros em 30 de novembro de 1998. Naquela segunda-feira, às 21h14, Carla Nepomocemo Kapp, que conduzia um Fiat Uno colidiu com um caminhão na PR 151, na localidade de Benfica. O acidente de trânsito foi socorrido pela guarnição composta pelo Sargento Valdemar e soldados Bernardo Visinoni e Eurich.

A vítima foi conduzida em estado grave para o Hospital Madre Tereza de Calcutá e recebida pelos médicos Braganholo e Vagner. Carla Kapp estava presente na cerimônia e emocionada entregou uma placa em agradecimento que ficará na unidade dos bombeiros em Palmeira.

Após o ato, os convidados participaram de um almoço de confraternização na sede da Juventude Atlética Palmeirense (JAP).

Fotos:  Elder Scolimoski