Uma noite Tropicália e Poeme-se movimentaram cena cultural do município

Uma noite Tropicália e Poeme-se movimentaram cena cultural do município

Publicado em: 15 abr, 2019 às 17:00

Dois eventos que já estão se tornando tradicionais em Palmeira tomaram conta da praça Marechal Floriano Peixoto no final de semana. A Feira da Lua, que aconteceu no sábado (13) e teve a ‘Tropicália’ como tema, e o Poeme-se, realizado no domingo (14), movimentaram a cena cultural do município.
‘Uma noite Tropicália’, como foi chamada a edição da Feira da Lua, homenageou o movimento tropicalista que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968 e acabou reprimido pelo governo militar da época. Um bom público esteve presente para acompanhar apresentações musicais e de dança.
Os primeiros a subirem no palco foram os integrantes da banda Didi Fiorucci e os Viajantes do Tempo, que executaram sucessos relacionados ao tema da noite. Na sequência algumas integrantes da Companhia de Dança Regiane Abreu apresentaram danças também relacionadas a Tropicália e, logo após, foi a vez de músicos da Escola de Música Vivace mostrarem ao público sucessos do movimento homenageado.
A Orquestra Municipal de Palmeira, com repertório preparado especialmente para ‘Uma noite Tropicália’, encerrou as apresentações da noite, também com sucessos da época do movimento tropicalista. Em uma das músicas, Didi Fiorucci voltou ao palco para uma participação especial, para cantar uma canção de Caetano Veloso.
O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, demonstrou satisfação com o resultado final do evento. “O movimento tropicalista foi muito importante para o cenário cultural brasileiro e na luta por várias outras questões, e por isso jamais devemos esquecê-lo. Pudemos ver a importância e a força que a Tropicália teve ao ver, na noite deste sábado, mais de 50 anos após o movimento, tantas pessoas cantando juntamente com os artistas as músicas do período”, disse.
No domingo as atividades continuaram na praça Marechal Floriano Peixoto com as atrações do ‘Poeme-se’. O evento reuniu centenas de pessoas das 13 às 22 horas, com exposições de poesias, arte livre, recitais e música ao vivo.
Os artistas convidados foram Nayara Lopes, Maria Clara (Cacaut), Carlos Mazetto, Eduarda Telechi, Michele Fiorucci, Ana Beatriz Moreira, Emely Caroline e Ulisses Costa Junior. Durante a tarde, o Sarau Poético foi por conta dos poetas Zenilda Batista Bruginski, Carlos Passoni, Sinval Pereira Pinto, Vitoria de Aquino, Victor Ugo Turezo, Wistefan Vieira, Luís Filho, Jonathan Mendes Caris e Gerard Velasco.
Às 15 horas começaram as apresentações musicais, com as seguintes atrações: Erico, Marcos Ussan, Comunhão RAP, Chave de Mandril, Columbia, Didi Fiorucci e os Viajantes do Tempo e demais artistas visitantes.
Quem visitou a praça também pode participar ativamente das atividades, fazendo poesias, manifestações artísticas e escolhendo um livro para levar para casa. O Grupo de Capoeira de Palmeira também realizou uma apresentação especial para o público presente.

Fotos: Prefeitura Municipal de Palmeira

Publicidade

Farmácia Santo Antonio