Vilinha celebra o Padroeiro da comunidade neste fim de semana

Vilinha celebra o Padroeiro da comunidade neste fim de semana

Publicado em: 3 jun, 2019 às 15:18

No próximo fim de semana a comunidade da Vilinha, localidade do interior de Palmeira, celebra a festa de Santo Antônio. Serão dois dias de festa (08 e 09) em louvor ao Padroeiro.
O local que é tradicionalmente conhecido pela famosa queima de fogos que acontece no sábado, deve receber novamente um grande número de famílias que prestigiarão a celebração do “Santo Casamenteiro”.
A festividade inicia às 20 horas com a Missa na capela que foi inaugurada em 1933. Do lado de fora da igreja, comidas típicas da época, quentão, bolos, cervejas e refrigerantes serão comercializados a noite toda e às 22h30 o momento mais esperado do primeiro dia da festa, o show pirotécnico e apresentação de músicas ao vivo.
Para comemorar a data, no domingo (09) a comunidade acorda cedo com a alvorada festiva às 6 horas da manhã. Depois às 10 horas o povo se reúne para a Missa Solene da festa que encerra com a procissão ao redor da Igreja. Todos são convidados a almoçar na comunidade que contará com delicioso churrasco, saladas e acompanhamentos diversos. A tarde festiva começa às 14 horas com bingo e leilão.
Devoção do Coronel Pedro Ferreira Maciel
Segundo informações que constam em um material impresso produzido pela Paróquia de Palmeira em 2011, o Coronel Pedro Ferreira Maciel, devoto de Santo Antonio, usando da influência que tinha na corte, conseguiu com o Governo Imperial vasta área de terra. Foi ele quem mandou construir a primeira capela dedicada ao Santo.
Após a morte do Coronel, o filho Ottoni Ferreira Maciel deu sequência nos trabalhos e com a ajuda de outros devotos, no dia 23 de maio de 1923 foi colocada a pedra fundamental que daria origem à construção da nova capela. Dez anos se passaram e no dia 13 de junho de 1933, esteve presente o Bispo de Lages (SC), Dom Daniel Hostin, para inaugurar a Igreja de Santo Antônio, na Vilinha, que é mantida até os dias de hoje pelos moradores da comunidade.

Foto: Divulgação redes sociais.