Dois grandes eventos serão realizados neste mês de outubro pelo Viveiro Porto Amazonas (VPA). No dia 06, em parceria com a Associação dos Produtores de Lúpulo do Brasil (Aprolupulo), o VPA promove o 1º Dia de Campo de Cultivo de Lúpulo no Brasil. E nos dias 12, 13 e 14 de outubro acontecerá o 5º Festival da Primavera.

Consumo de malte e lúpulo

Com o aumento recente das opções artesanais muita gente começou a se interessar não só pelo que bebe, mas também em aprender a fazer a própria cerveja. Com isso, surgiram várias micro cervejarias e “paneleiros” o que resultou no aumento também do consumo de insumos básicos para a produção da cerveja como o malte e lúpulo.

Como praticamente todo o lúpulo utilizado no país é importado, produtores rurais viram uma oportunidade de entrar nesse mercado.

“Hoje o Brasil importa 100 milhões de dólares em lúpulo sendo 50%para produção de cerveja e 50%para o mercado farmacêutico. Acreditamos que podemos participar desse mercado produzindo lúpulo dentro do país”, disse o biólogo Leonel Anderman, do VPA, único detentor de variedades de lúpulos no Registro Nacional do Ministério da Agricultura.

Para a participação do Dia de Campo é pedido a colaboração de 5kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade. A doação poderá ser feita no dia do evento.

Festival da Primavera

Há quase meio século de história, o VPA tem um envolvimento direto com a natureza e comercializa os mais diversos tipos de plantas. Dentro da programação do festival haverá o tradicional passeio de trator pela extensão do viveiro. São mais de um milhão de metros quadrados, com mais de 20%de mata nativa preservada, respeitando todas as leis ambientais e certificações.

A estrutura do local apresenta aos visitantes um imponente Jardim Botânico ao ar livre com diversas espécies de plantas nativas e exóticas ornamentais. O VPA está na Estrada da Nova Restinga, km 5, zona rural de Porto Amazonas. Mais informações podem ser obtidas no site ou através dos telefones 42 3256 1594 ou 42 9 9122 1661.