O Viveiro Porto Amazonas  promove amanhã (06)  em parceria com a Associação dos Produtores de Lúpulo do Brasil (Aprolupulo), o 1º Dia de Campo de Cultivo de Lúpulo no Brasil. A atividade acontece na sede do VPA, na Estrada da nova Restinga Km 5 município de Porto Amazonas. Para a inscrição pode ser feita na hora, são necessário 5kg alimentos que serão doados a uma instituição de caridade.

O crescimento de cervejarias artesanais resultou no aumento também do consumo de insumos básicos para a produção da cerveja como o malte e lúpulo. Como quase todo o lúpulo utilizado no país é importado, produtores rurais viram uma oportunidade de entrar nesse mercado. Segundo o biólogo do VPA, Leonel Anderman, o Brasil importa 100 milhões de dólares em lúpulo sendo 50%para produção de cerveja e 50%para o mercado farmacêutico. Com isso, ele acredita que é possível participar desse mercado produzindo lúpulo dentro do país.

Sobre o evento, o biólogo destaca a  importância em discutir a cultura do lúpulo no país. “O evento é uma novidade na agricultura brasileira e vai mostrar as novas tecnologias que estão sendo introduzidas para o cultivo do lúpulo, assim como as tendências para essa nova cultura no Brasil”, explica Anderman.