No próximo dia 4 de abril o Viveiro Porto Amazonas (VPA)  promove o 5º Feirão de Plantas Ornamentais e Ciclo de Palestras (Feplan), feira com plantas ornamentais. O evento que ocorre até dia 7 de abril, tem como tema as plantas nativas. A edição será marcada com pesquisas de preservação da Floresta de Araucária, nativa da região do Paraná. Atualmente muitas espécies estão ameaçadas de extinção em função de desmatamentos e outros danos.

A ONG Sociedade Chauá, dedicada à preservação do meio ambiente e com diversos projetos para o reflorestamento com espécies nativas participará do evento. A Sociedade Chauá estará ministrando palestras sobre espécies nativas para arborização urbana, e as espécies que estão em extinção na Floresta de Araucária. Também apresentando cursos sobre identificação de espécies da Floresta de Araucária e sobre como fazer jardins com plantas nativas da floresta de araucária.

Outro apoiador do 5º Feplan é a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)   uma instituição que trabalha pela conservação da natureza, através da proteção de áreas nativas, de ações de educação ambiental e do desenvolvimento de modelos para o uso racional dos recursos naturais.

Entre o decorrer das palestras e cursos haverá mini cursos sobre preparo de bonsais, terrarium, kokedama e diversos outros. Também serão apresentadas propostas para Instituições de Ensino Agrícola, com o intuito de incentivar alunos na preservação da Floresta Ombrófila Mista e também conscientizar sobre a importância que espécies nativas no ecossistema de origem.

As palestras são gratuitas e com vagas limitadas. As inscrições precisam ser feitas antecipadamente através do site do VPAou através do e-mail tecnico@viveiroportoamazonas.com.br. Para mais informações as pessoas podem ligar no (42)  3256-1594.

Fotos:Elder Scolimoski