faixa1faixa2
faixa3

Noticiário P7

 

Noticiário P-7 do dia 28 de fevereiro de 2015 (Sábado) 

49ª Edição 

Confira as Manchetes:

- Seguro-desemprego fica mais restrito a partir de hoje

- Entram em vigor amanhã - Novas regras para Primeira Habilitação

- Conta de luz sobe 36,4% no Paraná a partir de segunda-feira

- Remédios têm novo cálculo de reajuste

- Ocorrências do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

Segundo o Clima Tempo há previsão de 10 milímetros de chuva para hoje em Palmeira, temperatura máxima é de 25 graus.

PESCA

Clientes têm prazo para reclamar

O fornecedor do produto é o responsável por solucionar o problema quando há falhas em eletrodomésticos, equipamentos chegam com defeitos ou apresentam problemas após a compra. Mas o consumidor tem prazo para fazer a reclamação. Por isso, é importante ficar atento quando se recebe um produto e agir rápido quando se percebe o defeito.

Segundo a supervisora da divisão jurídica do Procon-PR, Alane Borba, “a partir do momento da entrega, o cliente tem 90 dias para reclamar [no caso de bens duráveis]”. Em algumas situações, o estabelecimento que fez a compra garante a troca em prazos variados e, geralmente, curtos, como três dias ou uma semana. “É uma liberdade do comerciante. Mas é bom que o cliente tenha isso documentado em uma nota fiscal para garantir a troca”.

Conforme Alane, se não há a possibilidade de troca, o cliente deve ser encaminhado a uma assistência técnica neste período de 90 dias. Depois de encaminhado, são 30 dias para sanar o vício. Ela explica que “Se isso não acontecer, o cliente tem três opções, garantidas no Código de Defesa do Consumidor: a substituição do produto por outro da mesma natureza em plenas condições de uso; a restituição da quantia paga; ou ficar com o produto com vício, mas com abatimento no valor”.

Novas regras para Primeira Habilitação entram em vigor em março

Os 800 Centros de Formação de Condutores com cadastro ativo no Departamento de Trânsito do Paraná, Detran, devem adotar, a partir de amanhã 1º de março, as mudanças na carga horária dos cursos de habilitação previstas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito, Contran. A resolução do Contran estabelece nova carga horária mínima para a categoria B, de carros e veículos comerciais leves, e a realização de aulas no período da noite. A alteração também se refere ao uso de simuladores, que é opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria “B”.

No ano passado, o Detran prorrogou por 90 dias o prazo para que a nova carga horária entrasse em vigor, uma forma de garantir que as mudanças estabelecidas na legislação fossem feitas de forma correta. Assim, a partir do próximo dia 1º entra em vigor a portaria do Detran, publicada em dezembro do ano passado, que exige o cumprimento dos requisitos para processos iniciados desta data em diante. Ou seja, aqueles que já estão em processo de habilitação não serão afetados pelas novas regras. As mudanças não atingem os candidatos à obtenção da Autorização de Circulação e Ciclomotor e categoria “A”, de motos, que se mantém em fazer, no mínimo, 20 horas de aulas práticas para o exame de direção. Na categoria B, para dirigir automóveis, as atuais 20 horas serão acrescidas de mais cinco horas/aula, havendo a obrigatoriedade de 5 delas serem feitas no período noturno.

Receita aumenta rigor sobre declaração de despesas médicas

Médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e advogados terão de informar à Receita Federal o CPF de seus pacientes ou clientes e o valor recebido deles já neste ano, para que essas informações estejam em suas declarações do Imposto de Renda de 2016.

A novidade foi anunciada ontem (23) pela Receita Federal. Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento, a exigência vai possibilitar um cruzamento de dados mais preciso.

A mudança deve evitar que muitos contribuintes caiam na malha fina e tenham de comprovar certas despesas deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda. A Receita também espera coibir fraudes na dedução.

2º Bloco

Seguro-desemprego fica mais restrito neste sábado

A nova regra do seguro-desemprego começa a valer para quem for demitido a partir deste sábado (28), segundo informou o Ministério do Trabalho. Portanto, as mudanças valerão para esses trabalhadores que darão entrada no pedido a partir desta segunda-feira (2).

"A vigência da Medida Provisória [que estabelece as novas regras] começará 60 dias a partir da data da publicação. Sendo assim, as novas regras incidirão nos trabalhadores demitidos a partir do dia 28 de fevereiro de 2015", diz o Ministério do Trabalho.

Com as mudanças, o trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores.

De acordo com as novas regras, na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.

De acordo com o Ministério da Fazenda, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores. Poderá receber cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses nos 36 meses anteriores. Já na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 meses anteriores.

A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, vale a regra anterior, que prevê o recebimento de três parcelas para quem trabalhou entre 6 e 11 meses nos 36 meses anteriores. Para receber quatro parcelas do seguro-desemprego, ele terá de ter trabalhado entre 12 e 23 meses nos 36 meses anteriores e, para receber cinco parcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses nos 36 meses anteriores.

Conta de luz sobe 36,4% no Paraná a partir de segunda-feira

A tarifa média da Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai subir 36,4% a partir de segunda-feira (2). O reajuste extraordinário, anunciado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o quarto mais alto dentre as 58 distribuidoras de energia que terão sua tarifa reajustada. Na média nacional, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores, ponderado pela receita das distribuidoras, é de 23,4%, segundo a Aneel.

O reajuste extraordinário servirá para compensar o fim dos repasses do Tesouro à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que criou um rombo da ordem de R$ 23 bilhões que será rateado entre todos os consumidores brasileiros. Na prática, esse valor servirá para cobrir a diferença entre o que as distribuidoras gastam para comprar energia a preços elevados – por causa do uso intenso de usinas termelétricas – e o que elas cobram dos consumidores.

Normalmente, cada consumidora tem direito a um reajuste por ano – o da Copel ocorre no dia 24 de junho. No entanto, existia o temor de quebra de várias concessionárias caso elas tivessem de suportar muitos meses sem poder repassar seu aumento de custo aos consumidores.

Remédios têm novo cálculo de reajuste

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram ontem mudanças na forma de cálculo de reajuste do preço dos medicamentos. A previsão é que a mudança traga um índice de reajuste abaixo da inflação e menor do que o que seria calculado de acordo com as regras anteriores. Além disso, mais medicamentos devem ter reajuste menor de preço neste ano.

Isso ocorre após uma alteração nos fatores que, além da inflação do período, são considerados no cálculo, como a produtividade, o custo dos insumos e, principalmente, a concorrência dentro do setor farmacêutico. Com a mudança nos critérios, há uma redução no rol de medicamentos considerados de “maior concorrência” e, assim, sujeitos a maior reajuste – de 41,5%, passam a 21,6% do total.

Entram nessa lista, por exemplo, medicamentos como omeprazol, usado para tratamento de gastrite, e amoxicilina, antibiótico usado para tratar infecções urinárias e respiratórias.

Em geral, os medicamentos são divididos em três níveis, que recebem diferentes índices de reajuste máximo permitido. Assim, medicamentos de maior custo e com menor concorrência de mercado têm índice menor de reajuste, enquanto os de maior concorrência, cuja indústria tende a manter os preços, têm índice maior.

Do total de medicamentos, 51,7% devem ter nível de reajuste menor nos preços por serem medicamentos produzidos por menos empresas e, com isso, menor concorrência no mercado. Antes da mudança no cálculo, 56,8% dos medicamentos estavam nessa lista.

Secretária de agricultura disponibiliza mudas de morango

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Palmeira informa aos interessados que está centralizando a venda de mudas de morango para agricultores e munícipes em geral que tiverem interesse em adquirir o produto. São mais de 15 variedades de mudas, todas importadas do Chile que o agricultor pode comprar através da secretaria.

Segundo Nilton Wendler, a frente da pasta, a secretária centralizará a compra para que o agricultor possa adquirir suas mudas a um custo mais baixo.

Os pedidos devem ser de no mínimo 50 mudas e podem ser feitos na secretaria até o dia 10 de março. Para mais informações sobre variedades e preços os interessados podem procurar a secretaria ou tirar dúvidas pelos telefones 9961-1630 ou 3909-5110.

Prazo para declarar Imposto de Renda começa na segunda-feira

A Receita Federal começa a receber na segunda-feira (2) as declarações de Imposto de Renda 2015. Os contribuintes têm até 30 de abril para entregar o documento ao fisco.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2014, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

- Atenção Patrícia de Oliveira Ferreira, filha de Antonio da Silva Ferreira e de Maria Rosa de Oliveira, deve comparecer com urgência ao Fórum Eleitoral de Palmeira.

- Pós Encontro do ECC neste sábado dia 28 no Salão Paroquial às 20h. Os Encontristas são convidados a comparecer e levar um prato de doce ou salgado e refrigerante para a partilha.

- No Baile da Família deste sábado terá animação além de Embalo Gaucho, Nelcinho do Acordeon. Mulheres que chegarem até as 23h pagarão R$7,00.

No domingo a participação será do Grupo musical Os Bilias, a partir das 16h. Mulheres que chegarem até as 17h também pagarão R$7,00.

Divirtam-se neste fim de semana no Clube Embalo Gaucho.

O Centro de Saúde na segunda-feira ainda estará fechado devido a mudanças, o atendimento médico e de enfermagem acontece no Hospital de plantão. Estará atendendo apenas o médico ortopedista Fabiano.

O atendimento da Farmácia acontece no auditório do Centro de Saúde.

A vacina e o transporte estão funcionando normalmente, nos mesmos locais de costume.

Caminhoneiros estão paralisados hoje na PR 151 em Palmeira

A paralisação dos caminhoneiros que esta acontecendo em diversos Estados, também se repete neste sábado aqui em Palmeira na PR 151, próximo ao Ginásio Sebastião Amâncio dos Santos. Ontem mais de 300 caminhoneiros cruzaram os braços em protesto aos baixos valores pagos pelos fretes e o aumento do custo de combustível e pedágios.

Hoje por volta das 9 horas novamente os caminhoneiros estão bloqueando a passagem neste trecho urbano aqui em Palmeira, onde apenas automóveis, ônibus e caminhões cargas perecíveis e animais são permitidos passarem.

O caminhoneiro Tiago Bruginski contou a nossa reportagem que a greve não se dá apenas pelos altos preços dos combustíveis e pedágios, mas sim por uma situação que a classe esta enfrentando e se nenhuma medida for tomada pelo governo, muitos terão que deixar a profissão.

SONORA TIAGO

O motorista Marlon Cesar Meira também falou sobre a paralisação dos caminhoneiros e pediu o apoio da comunidade palmeirense.

SONORA MARLON

Mais um veículo furtado em Palmeira

Às 20h30 de ontem segundo a vítima deixou o veículo Fiat/Uno, placas CCS-9854 estacionado na Rua Vicente Machado e ao retornar notou que o veículo havia sido furtado. A equipe realizou patrulhamento pela região porem não obteve êxito em encontrar o veículo.

Bombeiros

A equipe do Corpo de Bombeiros realizou ontem às 23h17 Atendimento pré-hospitalar e Transporte ao hospital de jovem de 25 anos, com ferimentos considerados graves sem risco à vida devido a queda de mesmo nível.

À 1h55 de hoje a equipe atendeu e encaminhou para o hospital EMERSON DA LUZ, 24 anos, com ferimentos leves, devido a Queda de moto

- Farmácia de plantão a partir de hoje ao meio dia até sexta-feira às 22h é a Nactiva, a Rua Cel. Pedro Ferreira, 42.

- Hospital de plantão neste fim de semana é o Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 27 de fevereiro de 2015 (Sexta-feira) 

48ª Edição

Confira as Manchetes:

- Empresários e contadores já podem renovar alvará para 2015

- Professores estaduais não voltarão às aulas na segunda-feira

- Hoje toma posse a Nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira

- Poste continua interditando a Rua General Agostinho dos Santos

- Prefeitura disponibiliza sala do empreendedor

- Policia apreende dois jovens sem CNH

- Senai prorroga inscrições para curso de auxiliar de pedreiro

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

Segundo o Clima Tempo para Palmeira são esperados apenas 6 milímetros de chuvas. A temperatura máxima atinge os 32°.

Empresários e contadores já podem renovar alvará para 2015

Os empresários e contadores já podem efetuar a renovação do alvará de funcionamento para o exercício de 2015. Todos os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, com sede no município devem fazer a renovação.

Para atualizar o cadastro basta procurar o departamento de arrecadação municipal no prédio da Prefeitura de Palmeira, a Praça Marechal Floriano Peixoto, portando os seguintes documentos: Requerimento preenchido e assinado (disponível na página palmeira.sigiss.com.br na opção de “download”); Alvará de Licença de Funcionamento – original; Vigilância Sanitária atualizada – cópia e Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros atualizado – cópia.

Keitry Kellen Swiech Gabardo, diretora do departamento de arrecadação municipal pede aos empresários e profissionais autônomos prudência quanto ao estado de regulamentação e documentação dos estabelecimentos. “Mantendo a regularidade evita-se transtornos e pagamentos desnecessários, e desta forma facilita a fiscalização anual,” explicou.

Professores estaduais não voltarão às aulas na segunda-feira

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) informou ontem que os professores não voltarão para as salas de aula na próxima segunda-feira (2). De acordo com a assessoria de comunicação da APP em Curitiba, uma assembleia com toda a categoria deverá ser marcada para o início da próxima semana. No encontro, os professores irão optar se voltam ou não para o trabalho.

Durante a manhã e a tarde de ontem, cerca de 50 representantes da APP Sindicato de diversos municípios se reuniram em Curitiba para discutir as propostas apresentadas pelo governo em reunião com a categoria na última quarta-feira.

Nova diretoria do IHG de Palmeira recebe posse hoje

Hoje os membros e colaboradores do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira realizam um jantar festivo onde acontece a posse da nova diretoria. Este momento marca a retomada das atividades de 2015 com objetivos em resgatar, preservar e cultuar a memória do povo Palmeirense.

Conforme informações do instituto, a nova diretoria que vai atuar no triênio 2015/2017, ficou constituída por:

Presidente: Vera Lúcia de Oliveira Mayer

Vice Presidente: Maria Ivanilde Bussadori Krambeck

1ª Secretária: Ana Lúcia Duzi Margraf

2º Secretário: Gilberto de Bastos

1º Tesoureiro: Luiz Gastão Gumy

2º Tesoureiro: Euclides Alves de Paula Filho

1ª Orador: Edílson José Pizani

2º Orador: Marcus Vinicius Molinari Machado

1ª Relatora: Elizete Horns Stall

2ª Relatora: Marli Bornacim Yamaguchi

Diretora de Acervo e Patrimônio : Ana Bitencourt Ramos

No conselho Fiscal:

Presidente: Egon Krambeck

Membros: Sérgio Luiz Belich e Gladis Schoroeder de Oliveira.

No conselho editorial:

Ana Karla Pazda, Edílson José Pizzani, Gabriel M. Carazzai, Gilberto de Bastos, Maria Ivanilde B. Krambeck, Marcus Vinicius Molinari Machado, Orli Luzia Furman, Rogério Geraldo Lima e Vera Lúcia de Oliveira Mayer.

Rua de Palmeira segue interditada por causa de poste mal planejado

A pavimentação da Rua General Agostinho dos Santos, aqui em Palmeira, foi concluída no início do mês, mas deixou uma surpresa para os motoristas: um poste de iluminação pública foi mantido no meio da via. Como resultado, o transito de carros foi interditado no local.

Na situação a Secretaria de Planejamento informou que já tinha realizado um pedido para execução da obra de realocação do poste, que será executada pela Copel, mas informações coletadas hoje pela redação da Rádio Ipiranga mostram que o processo ainda não foi executado. Segundo funcionários da secretaria, isso aconteceu porque a Copel enviou um relatório de orçamentos atualizado, e isso adiou o procedimento. Com esta atualização, a realocação do poste vai custar quase R$ 2,4 mil aos cofres municipais.

Ainda conforme a Secretaria de Planejamento o pedido está sendo protocolado hoje, e em 15 dias a Copel vai receber o pagamento, para então executar a obra. Além deste caso, existem mais três postes na região que representam futuros problemas. Lembrando que a pavimentação da Rua General Agostinho dos Santos faz parte do pacote de obras na Avenida Daniel Mansani.

Senai prorroga inscrições para curso de auxiliar de pedreiro

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com Prefeitura Municipal de Palmeira iniciou o calendário de cursos gratuitos para 2015. Neste primeiro semestre, pelo programa Caminhos da Profissão, serão trinta vagas gratuitas para o curso de auxiliar de pedreiro. A data para inscrição foi prorrogada até dia 13 de março.

Homens e mulheres podem se candidatar as vagas, basta ter idade mínima de 18 anos e ser escolarizado. Com aulas práticas e teóricas, o curso será realizado na unidade SENAI, com início em 26 de março, de segunda a sexta, das 18h30 às 22h30, com carga horária de 160 horas e certificado.

Os interessados podem ter mais informações na unidade do SENAI de Palmeira, na Estação Baptista Cherobim ou pelo telefone (42) 3909 5049. Segundo a funcionária, Adriana Zanardini, 20 vagas estão esperando para ser preenchidas.

- Atenção Patrícia de Oliveira Ferreira, filha de Antonio da Silva Ferreira e de Maria Rosa de Oliveira, deve comparecer com urgência ao Fórum Eleitoral de Palmeira.

- A Unidade de Saúde da Mulher comunica as senhoras - Claudineia da Luz e Ana Aline Benetti – que a puericultura de seus filhos, foi reagendada para o dia 12 de março no período da manhã.

- Pós Encontro do ECC neste sábado dia 28 no Salão Paroquial às 20h. Os Encontristas são convidados a comparecer e levar um prato de doce ou salgado e refrigerante para a partilha.

- No Baile da Família deste sábado terá animação além de Embalo Gaucho, Nelcinho do Acordeon. Mulheres que chegarem até as 23h pagarão R$7,00.

No domingo a participação será do Grupo musical Os Bilias, a partir das 16h. Mulheres que chegarem até as 17h também pagarão R$7,00.

Divirtam-se neste fim de semana no Clube Embalo Gaucho.

O Clinico Geral, Dermatologista e cirurgião plástico Wagner Alves da Costa está atendendo hoje sexta-feira no Hospital Madre Tereza de Calcutá.

Atende através do Fundão e particular.

Agendamentos através do 3252-3637 ou diretamente no Hospital Madre Tereza de Calcutá.

Hoje sexta-feira Santa Missa:

- Em Turvo e em Castelli às 17h

- Volta Grande e Tocas às 19h

- E em Quero-Quero 20h

Caminhão faz ultrapassagem perigosa e tomba na PR-151

Uma ultrapassagem na PR-151 no sentido Palmeira- Ponta Grossa acabou em um tombamento de caminhão, na tarde de ontem (26). O caminhoneiro, ao fazer a ultrapassagem, bateu em um Siena que vinha na direção contrária e tombou para fora da pista.

O motorista do carro teve ferimentos leves e foi levado para atendimento em Palmeira.

PM apreende dois jovens sem CNH

A Policia Militar realizou uma patrulha na estrada de acesso à Colônia Papagaios Novos, por volta de 22h de ontem. No local fizeram abordaram dois veículos. No primeiro, uma Parati branca, o condutor era menor de idade, onde não portava o documento de porte obrigatório e estava com as características alteradas do veículo (rebaixado). No segundo, um veículo Ford Fiesta cor prata, condutor de 18 anos de idade também sem habilitação e não portava o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ambos foram conduzidos até o pelotão de Palmeira para serem lavradas as notificações cabíveis.

Bombeiros

Ontem às 8h22 a equipe do Corpo de Bombeiros realizou Atendimento pré-hospitalar e encaminhou ao Centro de Saúde uma senhora de 79 anos com Problema clínico.

Rua Vicente Machado, 1197

Às 11h43 a equipe se deslocou até na localidade do Lago na PR 151, Próximo ao Rio Caniu, para atender MARIA TEREZA BACH, de 71 anos de idade que sofreu ferimentos leves devido a um acidente que envolveu um Caminhão da cidade de Paulinia (SP) e o Automóvel Siena, com placas de Palmeira.

Às 18h05 a equipe realizou atendimento pré-hospitalar e encaminhou para o Hospital PEDRO CHAVES ANTONIETE, 58 anos, Ferimentos considerados graves sem risco à vida devido a queda de bicicleta.

Foi a Rua Vicente Machado, próximo ao Colégio Realeza

- Farmácia de plantão ainda hoje sexta-feira às 22h é a FarmaClin, a Rua Conceição 278.

- Hospital de plantão hoje a noite é o Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 26 de fevereiro de 2015 (Quinta-feira) 

 

47ª Edição


Confira as Manchetes:


- Mesmo com medidas propostas pelo governador,  servidores seguem em greve aguardando decisão do Sindicato

- Produtores interessados podem encomendar mudas de morango até 10 de março

- Caminhoneiros também paralisaram ontem em Palmeira

- Nova resolução alterará mudanças na carga horária para primeira Habilitação a partir da próxima semana

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

Sol e temperaturas em significativa elevação em todas as regiões paranaenses. E novamente chuvas são esperadas. Segundo o Clima Tempo para Palmeira há previsão de 7 milímetros e temperatura máxima de 30°.

Produtores interessados podem encomendar mudas de morango até 10 de março

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Palmeira informa aos interessados que está centralizando a venda de mudas de morango para agricultores e munícipes em geral que tiverem interesse em adquirir o produto. São mais de 15 variedades de mudas, todas importadas do Chile que o agricultor pode comprar através da secretaria.

Segundo Nilton Wendler, a frente da pasta, a secretária centralizará a compra para que o agricultor possa adquirir suas mudas a um custo mais baixo.

Os pedidos devem ser de no mínimo 50 mudas e podem ser feitos na secretaria até o dia 10 de março. Para mais informações sobre variedades e preços os interessados podem procurar a secretaria ou tirar dúvidas pelos telefones 9961-1630 ou 3909-5110.

Mesmo com medidas propostas pelo governador, servidores seguem em greve aguardando decisão do Sindicato

Novas propostas foram apresentadas pelo governo do Estado aos professores educação básica em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Durante o encontro, foi anunciado o pagamento integral do terço de férias dos professores estaduais e dos docentes das instituições de ensino superior do Estado até 31 de março. O governo também determinou a implantação de progressões e promoções para funcionários e professores a partir de maio e junho, respectivamente.

Ao contrário do que o Governador divulgou em rede social e nas mídias, afirmando que as aulas iniciariam na segunda feira para todos os servidores públicos da rede de educação, a professora Luciana Fontana Camargo disse que os profissionais devem aguardar decisões que serão tomadas pelo comando geral de greve da APP Sindicato.

Reportagem de Igor Gavioli

Caminhoneiros também paralisaram ontem em Palmeira

Hoje, as Rodovias federais e estaduais que passam por Palmeira e outras cidades na região dos Campos Gerais amanheceram liberadas. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda durante a madrugada, caminhoneiros chegaram a fechar a BR-376 e PR-151, mas as paralisações terminaram.

Aqui em Palmeira um trecho da PR-151, em frente ao Ginásio de Esportes Sebastião Amâncio foi interditado durante à tarde de ontem e seguiu assim até próximo das 20h. Somente carros e ônibus eram permitidos.

Acordos na esfera federal e vitórias do governo na Justiça fizeram com que os caminhoneiros liberassem vários pontos de bloqueio. Conforme o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, a Petrobras informou que não haverá reajuste do diesel nos próximos seis meses. Além disso o ministro anunciou diversas medidas que beneficiam os trabalhadores, como a sanção integral da nova lei do caminhoneiro e a carência de 12 meses para pagamento dos financiamentos de caminhões para novos e antigos contratos.

Novas regras para Primeira Habilitação entram em vigor março

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) com cadastro ativo no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) devem adotar, a partir do 1º dia de março, as mudanças na carga horária dos cursos de habilitação previstas em uma nova resolução.

Isso estabelece nova carga horária mínima para a categoria B (que são carros e veículos comerciais leves) e a realização de aulas no período da noite. A alteração também se refere ao uso de simuladores, que é opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria “B”.

Na categoria B, para dirigir automóveis, as atuais 20 horas serão acrescidas de mais cinco horas/aula, havendo a obrigatoriedade de 5 delas serem feitas no período noturno. Carga horária para a categoria de motos não vai ser alterada.

Unidade SENAI de Palmeira abre 30 vagas para curso gratuito.

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com Prefeitura Municipal de Palmeira iniciou o calendário de cursos gratuitos para 2015. Neste primeiro semestre, pelo programa Caminhos da Profissão, serão trinta vagas gratuitas para o curso de auxiliar de pedreiro e os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para efetivar as inscrições.

Homens e mulheres podem se candidatar as vagas, basta ter idade mínima de 18 anos e ser escolarizado. Com aulas práticas e teóricas, o curso será realizado na unidade SENAI, entre 02 de março a 17 de abril de segunda a sexta, das 18h30 às 22h30, com carga horária de 160 horas e certificado.

Os interessados podem ter mais informações na unidade do SENAI de Palmeira, na Estação Baptista Cherobim ou pelo telefone (42) 3909 5049.

- Atenção Patrícia de Oliveira Ferreira, filha de Antonio da Silva Ferreira e de Maria Rosa de Oliveira, deve comparecer com urgência ao Fórum Eleitoral de Palmeira.

- A AMAS – Associação Menonita de Assistência Social comunica aos pais que hoje haverá reunião para tratar de assuntos de grande importância relativos ao andamento da instituição.

- A Unidade de Saúde da Mulher comunica as senhoras - Claudineia da Luz e Ana Aline Benetti – que a puericultura de seus filhos, foi reagendada para o dia 12 de março no período da manhã.

- Atenção pais dos alunos que estudam na Escola de Educação Básica Ernesto de Oliveira - APAE – haverá reunião em sua sede hoje quinta-feira às 13h30.

- Pós Encontro do ECC neste sábado dia 28 no Salão Paroquial às 20h. Os Encontristas são convidados a comparecer e levar um prato de doce ou salgado e refrigerante para a partilha.

- No Baile da Família deste sábado terá animação além de Embalo Gaucho, Nelcinho do Acordeon. Mulheres que chegarem até as 23h pagarão R$7,00.

No domingo a participação será do Grupo musical Os Bilias. Mulheres que chegarem até as 17 também pagarão R$7,00.

Divirtam-se neste fim de semana no Clube Embalo Gaucho.

- Hoje quinta-feira Santa Missa:

- Em Correias e em Encruzilhada às 19h;

- Amanhã sexta-feira acontece a Via Sacra na Igreja Matriz as 6h.

Bombeiros

A equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou ontem às 19h29 até a BR277 na localidade do Pugas pela ocorrência de um Acidente em meio de transporte - Colisão Caminhão x Auto. O serviço foi cancelado por órgão oficial no local.

Com freqüência a Rádio Ipiranga recebe queixas no atendimento da Saúde pública, mas também recebemos elogios.

Hoje pela manhã um morador do Bairro da Vila Rosa relatou a nossa redação que ontem quando solicitou uma ambulância do Centro de Saúde para realizar o transporte de uma senhora foi muito bem atendido. Ele agradece pelo atendimento imediato da equipe de Saúde.

- Farmácia de plantão nesta semana até amanhã sexta-feira às 22h é a FarmaClin, a Rua Conceição 278.

- Hospital de plantão hoje a noite é o Santa Casa, no Centro, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 25 de fevereiro de 2015 (Quarta-feira) 

46ª Edição

Confira as Manchetes:

- Docentes e governo se reúnem pela terceira vez para negociar fim da greve da categoria

- Campanha arrecada fundos para família de criança internada em Curitiba

- Motoristas lotam postos de combustíveis em Palmeira

- Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus realiza Dia de Campo

- Carro furtado em Palmeira é encontrado em Curitiba

- Ocorrências do corpo de Bombeiros

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

No Paraná em razão do afastamento da frente fria, o tempo permanece instável, com possibilidades de chuvas em áreas isoladas. Em Palmeira o Instituto Climatempo, prevê 23 milímetros para hoje. A temperatura a máxima  é de 31°. A quinta feira devido ao maior aquecimento das temperatura, que volta a ultrapassar os 30° registra chuvas isoladas a tarde,  a previsão atual é de  9mm.

Docentes e governo se reúnem pela terceira vez para negociar fim da greve da categoria

Mais uma rodada de negociações com o sindicato dos professores (APP-Sindicato), o governo estadual proporá hoje um novo cronograma de pagamento de atrasados.

É a terceira tentativa de um acordo entre as duas partes. A greve na rede estadual de educação entra no décimo sétimo dia.

A Professora Luciana Fontana Camargo traz informações a respeito das atividades que acontecem hoje em Curitiba onde mais de 30 mil educadores, inclusive de Palmeira,  estão participando deste momento.

Sonora Luciana 01

Luciana justifica a falta de representação dos professores na Praça da Matriz devido a participação dos mesmos na manifestação em Curitiba, e convida aos professores que não puderam ir por algum motivo, que possam comparecer até a Praça para marcar presença, o mesmo convite se estende aos pais e alunos.

Sonora Luciana 02

No entanto os servidores estão reunidos em frente ao Palácio Iguaçu em uma manifestação em busca não somente de seus direitos, mas a dos alunos que precisam de qualidade para um bom desempenho escolar, porque o problema é para toda a comunidade. É a luta pela educação.

Campanha arrecada fundos para família de criança internada em Curitiba

Desde segunda-feira (23), quando noticiamos que o menino de 10 anos, Abraão dos Santos continua internado no Hospital Pequeno Príncipe e sua família precisa de ajuda financeira para pagar as viagens de ônibus até a Curitiba, várias pessoas se sensibilizaram e contribuíram com dinheiro. Já são mais de R$ 400 reais arrecadados. Dinheiro que vai ser usado pelo pai da criança, Ailton dos Santos.

SONORA AILTON 25-02-2015

O garoto precisou de atendimento urgente após os médicos descobrirem um tumor em sua cabeça. Atualmente a família de Abraão faz um grande esforço para acompanhar seu tratamento. Abraão passou por uma cirurgia no dia 18 onde os médicos removeram 60% do tumor. Ele continua em coma, os médicos esperam que ele reaja para fazer uma nova cirurgia.

Quem tiver interesse em doar para a família pode entrar em contato diretamente com pai pelo número 042 9901-7228 ou fazer depósito diretamente na conta da Caixa Econômica: Agencia: 0397 Operação: 023 Conta 4168-7 em nome de Ailton dos Santos, mais informações na Rádio Ipiranga. 

Motoristas lotam postos de combustíveis em Palmeira

A população ficou agitada com a notícia de que a região pode sofrer com falta de combustível devido à paralisação dos caminhoneiros. Desde a tarde de ontem motoristas de toda a cidade correram para o posto mais próximo para encher o tanque. Um posto na região central registrou movimento de 100 carros por hora.

Por enquanto o abastecimento dos postos continua normal. Duas unidades no centro de Palmeira receberam caminhões de abastecimento na manhã de hoje. De acordo com um dos proprietários se não fosse pelo caminhão que chegou hoje o combustível já teria acabado e mesmo assim não há garantia de que amanhã o ritmo volte ao normal.

Os caminhoneiros protestam, entre outros motivos, contra o aumento no preço do litro do óleo diesel. Os trabalhadores também reclamam dos tributos sobre o transporte, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e do alto preço do pedágio no Paraná. Eles pedem ainda melhorias nas estradas e a criação de uma tabela com preços fixos a serem cobrados pelo frete por quilômetro rodado, não mais por viagem.

Caminhoneiros e governo se reúnem nesta quarta-feira em Brasília

Em meio aos protestos e bloqueios de estradas, governo e representantes dos caminhoneiros têm encontro marcado para a tarde hoje (25) em Brasília. A reunião para negociar o fim das interdições deve ocorrer às 14h no Ministério dos Transportes.

Em pelo menos 13 estados do país caminhoneiros fazem paralisação e bloqueio de rodovias. A categoria reivindica, entre outros itens, diminuição no preço do litro do óleo diesel e aumento no valor dos fretes. Também querem que o governo prorrogue o prazo de carência das dívidas contraídas por meio do programa Pró-caminhoneiro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

- Atenção Patrícia de Oliveira Ferreira, filha de Antonio da Silva Ferreira e de Maria Rosa de Oliveira, deve comparecer com urgência ao Fórum Eleitoral de Palmeira.

- Hoje acontece pesagem referente ao programa Bolsa Família, para os - moradores do Centro, Monjolo, Vila Maria, Colégio Agrícola, Vila Bugay, DER, Vila Mayer – será no ginásio de esportes em frente ao Centro de Saúde, no horário das 13h30 às 16h.

É necessário levar carteirinha de vacina das crianças, carteirinha de gestante e cartão SUS.

- Atenção pais dos alunos que estudam na Escola de Educação Básica Ernesto de Oliveira - APAE – haverá reunião em sua sede na quinta-feira dia 26 às 13h30.

Bombeiros

Ontem às 8h45 a equipe do Corpo de Bombeiros realizou Atendimento pré-hospitalar e Transporte ao hospital de VALFRIDO MARQUES, 40 anos, com ferimentos leves por arma de fogo.

Às 13h20 no Bairro do Rocio I, a Rua Gaspar Bertoni a equipe atendeu AMAURI XAVIER DE SOUZA, 48 anos, que sofreu ferimentos leves, devido a Queda de bicicleta.

AMAURI foi encaminhado ao Hospital.

Convite para Missa

- A família de Vicente Orchanheski convida parentes e amigos para Missa de 7º dia de seu falecimento que será Celebrada hoje quarta-feira na Igreja Matriz às 15h. Por mais este ato de fé e solidariedade cristã a família de Vicente Orchanheski renova agradecimentos.

- Hoje acontece Santa Missa e Novena na Igreja Matriz às 15h com a transmissão da Rádio Ipiranga. E às 19h30.

- Farmácia de plantão nesta semana até sexta-feira dia 27 às 22h é a FarmaClin, a Rua Conceição 278.

- Hospital de plantão hoje a noite é o Santa Casa, no Centro, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 24 de fevereiro de 2015 (Terça-feira) 

45ª Edição

Confira as Manchetes:

- APP Sindicato estará reunida amanhã novamente com o Governador Beto Richa

- Prefeitura realiza hoje audiência de transparência pública

- Unidade SENAI de Palmeira abre 30 vagas para curso gratuito

- Família tem carro furtado durante missa no Rocio 1

- Escoteiros programam atividades para 2015

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

Há condições de ocorrências de chuvas. O Instituto Climatempo prevê 23 milímetros, com temperatura máxima em 27°. A quarta feira também prevê chuvas isoladas, com 12 milímetros, e temperatura abaixo dos 30°.

APP Sindicato estará reunida amanhã novamente com o Governador Beto Richa

Os profissionais da educação continuam em greve. Aqui em Palmeira os educadores diariamente se encontram na Praça Marechal Floriano Peixoto, para discutir medidas que devem ser adotadas. A professora Luciane de Fraga contou a Rádio Ipiranga os principais motivos de que os professores ainda não retornaram as salas de aulas.

SONORA LUCIANE 01

Amanhã a APP Sindicato Estadual vai realizar uma passeata em Curitiba com objetivo de mobilizar a sociedade para que o governo atenda as reivindicações dos servidores da educação. Luciane faz o convite a toda à comunidade a participar deste ato na Capital do Estado.

Sonora Luciane 02

Receita aumenta rigor sobre declaração de despesas médicas

Médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e advogados terão de informar à Receita Federal o CPF de seus pacientes ou clientes e o valor recebido deles já neste ano, para que essas informações estejam em suas declarações do Imposto de Renda de 2016.

A novidade foi anunciada ontem (23) pela Receita Federal. Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento, a exigência vai possibilitar um cruzamento de dados mais preciso.

A mudança deve evitar que muitos contribuintes caiam na malha fina e tenham de comprovar certas despesas deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda. A Receita também espera coibir fraudes na dedução.

Unidade SENAI de Palmeira abre 30 vagas para curso gratuito.

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com Prefeitura Municipal de Palmeira iniciou o calendário de cursos gratuitos para 2015. Neste primeiro semestre, pelo programa Caminhos da Profissão, serão trinta vagas gratuitas para o curso de auxiliar de pedreiro e os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para efetivar as inscrições.

Homens e mulheres podem se candidatar as vagas, basta ter idade mínima de 18 anos e ser escolarizado. Com aulas práticas e teóricas, o curso será realizado na unidade SENAI, entre 02 de março a 17 de abril de segunda a sexta, das 18h30 às 22h30, com carga horária de 160 horas e certificado.

Os interessados podem ter mais informações na unidade do SENAI de Palmeira, na Estação Baptista Cherobim ou pelo telefone (42) 3909 5049.

Prefeitura realiza audiência de transparência pública hoje

O poder executivo do Município de Palmeira vai apresentar a demonstração e avaliação do cumprimentos das metas fiscais referentes aos quatro últimos meses de 2014, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. O evento acontece a partir das 13h30 de hoje, na sede da Câmara Municipal.

Conversamos com a contadora da Prefeitura, Andréia Brunoski, que explica a importância da audiência.

ENTREVISTA ANDRÉIA 24-02-2015

Secretária de agricultura disponibiliza mudas de morango

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Palmeira informa aos interessados que está centralizando a venda de mudas de morango para agricultores e munícipes em geral que tiverem interesse em adquirir o produto. São mais de 15 variedades de mudas, todas importadas do Chile que o agricultor pode comprar através da secretaria.

Segundo Nilton Wendler, a frente da pasta, a secretária centralizará a compra para que o agricultor possa adquirir suas mudas a um custo mais baixo.

Os pedidos devem ser de no mínimo 50 mudas e podem ser feitos na secretaria até o dia 10 de março. Para mais informações sobre variedades e preços os interessados podem procurar a secretaria ou tirar dúvidas pelos telefones 9961-1630 ou 3909-5110.

3º BLOCO

- A Copel comunica que programou para amanhã quarta-feira desligamento de energia elétrica nas seguintes localidades: povoado Taquaruçú, Santa Barbara, Poço Grande, Pinheiral de Cima, Faxinal dos Silva, Faxinal dos Quartins, Catanduvas, Canta Galo e em Água Clara. No horário das 10h30 e 13h.

- Atenção pais dos alunos que estudam na Escola de Educação Básica Ernesto de Oliveira - APAE – haverá reunião em sua sede na quinta-feira dia 26 às 13h30.

- Atenção Patrícia de Oliveira Ferreira, filha de Antonio da Silva Ferreira e de Maria Rosa de Oliveira, deve comparecer com urgência ao Fórum Eleitoral de Palmeira.

- Hoje acontece o Encontro do Grupo Amor Exigente na comunidade Santa Rita de Cássia, é a última semana do 2º princípio com o tema “Os pais também são gente. Palestrantes Eliane e Marilda. Todos são convidados a participar.

O Encontro será às 20h.

- Amanhã quarta-feira acontece pesagem referente ao programa Bolsa Família, para os - moradores do Centro, Monjolo, Vila Maria, Colégio Agrícola, Vila Bugay, DER, Vila Mayer – será no ginásio de esportes em frente ao Centro de Saúde, no horário das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

É necessário levar carteirinha de vacina das crianças, carteirinha de gestante e cartão SUS.

Dúvida entrar em contato com a coordenadora Franciele Nikkel pelo fone 9126-8308 ou na Secretaria de Saúde 3909 5100.

- Atenção - Augusto Kovalski e Divanir Bordinhão da Costa (agricultores) devem entrar em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira com a máxima urgência.

Convite para Missa

- A família de Vicente Orchanheski convida parentes e amigos para Missa de 7º dia de seu falecimento que será Celebrada amanhã quarta-feira na Igreja Matriz às 15h.

Família tem carro furtado durante missa no Rocio 1

Um veículo gol de cor verde escuro foi furtado na noite de sábado (21) no bairro Rocio 1, em Palmeira. O carro estava estacionado em frente à igreja do bairro na Rua José Adriano Freitas. O gol foi levado no período entre 19h e 20h30 enquanto a família participava de uma missa.

O veículo possui aerofólio e todas as peças são originais. Os documentos e a carteira do proprietário também foram furtados junto com o carro.

Ainda não existem informações sobre o paradeiro do veículo. A família oferece recompensa de R$ 2 mil por informações que levem até o automóvel, de placas AEM 5817, parecido com o da foto disponível em nosso site: WWW.radioipiranga.com.br.

Bombeiros

Ontem às 16h35 a equipe do Corpo de Bombeiros realizou Atendimento pré-hospitalar e Transporte ao hospital de LEÔNCIO DE SOUZA, 52 anos, que sofreu ferimentos considerados graves sem risco à vida, devido a Queda de bicicleta.

Foi a Rua Jesuíno Marcondes, cruzamento com Rua Cel. Macedo.

- Farmácia de plantão nesta semana até sexta-feira dia 27 às 22h é a FarmaClin, a Rua Conceição 278.

- Hospital de plantão hoje a noite é o Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 23 de fevereiro de 2015 (Segunda-feira) 

44ª Edição

- Dia Nacional do Rotary 

Confira as Manchetes:

- Rede pública de ensino do Paraná começa mais uma semana sem aulas

- Caminhoneiros prometem novas paralisações

- MEC reabre hoje sistema de inscrições do Fies a novos alunos

- Família de criança internada em Curitiba pede ajuda

- Policia detém motorista bêbado, apreende veículo em débito e ainda prende homem que furta duas lojas, no fim de semana  

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

No Paraná teremos um dia com bastante calor e sensação de tempo abafado. Nesta condição há previsão de chuvas isoladas, típicas de verão Em Palmeira, o Climatempo prevê apenas 2mm de chuvas.A temperatura mínima registrada foi de 18° e máxima para hoje é de 30°. A terça feira apresenta 11mm de pluviosidade a tarde e a noite com temperatura máxima em 28°. A semana se mantem nas mesmas condições com chuvas diárias, porem sempre abaixo dos 10 mm dia.

Prefeitura de Palmeira apresentará metas fiscais de 2014

A Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e Fiscalização realiza amanhã (24) uma audiência pública, na Sede deste Legislativo, às 13h30 para que o Poder Executivo faça a Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre 2014, em atendimento a Lei Complementar 101 de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

Rede pública de ensino do Paraná começa mais uma semana sem aulas

Os alunos da rede estadual do Paraná começam mais uma semana sem aulas, em meio à greve dos trabalhadores da educação pública do estado. Após duas reuniões entre sindicato e governo, ambas as partes admitem que houve avanços nas negociações, mas a categoria ainda possui exigências não atendidas. Uma nova reunião está prevista para esta segunda-feira (23).

Caminhoneiros prometem novas paralisações

Após bloquear parcialmente ao menos 38 pontos em rodovias estaduais e federais do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no domingo (22), caminhoneiros prometem novas paralisações a partir de hoje (23) em protesto contra a alta dos preços dos combustíveis, dos pedágios e dos valores dos tributos sobre o transporte.

A paralisação deve entrar no sexto dia. A intenção é que o movimento, que começou na quarta-feira (18) no Paraná e em Santa Catarina, seja expandido para o resto do país ao longo da semana, de acordo com Tobias Brombilla, diretor da Associação dos Caminhoneiros de Rodeio Bonito (RS).

MEC reabre hoje sistema de inscrições do Fies a novos alunos

O Ministério da Educação abre hoje (23) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para novos contratos para o primeiro semestre deste ano no site sisfiesportal.mec.gov.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril.

3º BLOCO

- Atenção pais dos alunos que estudam na Escola de Educação Básica Ernesto de Oliveira - APAE – haverá reunião em sua sede na quinta-feira dia 26 às 13h30.

Atenção para a programação de pesagem referente ao programa Bolsa Família.

Hoje para os moradores próximos da Unidade de Saúde da Vila Rosa; e da Unidade Santa Rosa.

No horário entre 13h30 e 16h.

25/02 - moradores do Centro, Monjolo, Vila Maria, Colégio Agrícola, Vila Bugay, DER, Vila Mayer no ginásio de esportes em frente ao Centro de Saúde.

É necessário levar carteirinha de vacina das crianças, carteirinha de gestante e cartão SUS.

Família de criança internada em Curitiba pede ajuda

O menino de 10 anos, Abraão dos Santos, transportado de helicóptero para Curitiba no dia 9 de fevereiro ainda está internado no Hospital Pequeno Príncipe. Ele precisou de atendimento urgente após os médicos descobrirem um tumor em sua cabeça. Atualmente a família de Abraão faz um grande esforço para acompanhar seu tratamento. De acordo com o pai da criança, Aylton Santos, nos finais de semana a família precisa usar ônibus de linha para ir até o hospital, há 85 km de Palmeira, e isso gera muitos custos, com isso, qualquer ajuda financeira é bem vinda.

SONORA AYLTON 23-02-2015 01

A última informação sobre o estado de saúde de Abraão é que ele passou por uma cirurgia na última quarta-feira (18), ainda de acordo com o pai, a operação durou quase 7 horas e os médicos removeram parte do tumor.

SONORA AYLTON 23-02-2015 02

Quem tiver interesse em ajudar a família pode entrar em contato com a Rádio Ipiranga 3252 3669 ou com a família 42 99017228.

4º Bloco

PM detém motorista bêbado em Palmeira

No início da noite de sábado a Polícia Militar registrou várias denúncias sobre realização de rachas e manobras perigosas ruas de Palmeira. Uma equipe foi até a Rua Conceição e abordou o condutor de um Golf.

O motorista estava em estado visível de embriaguez, odor etílico, olhos vermelhos falando enrolado e cambaleante, ao verificar o veículo, o mesmo estava com características adulteradas "turbinado e rebaixado", vidro trincado e falta de extintor.

Dentro do carro os policiais encontraram várias latas de cerveja dentro de um isopor, muitas delas vazias. Devido aos fatos, equipe notificou e recolheu o veículo e encaminhou o condutor à Delegacia para confeccionar o flagrante de embriaguez ao volante.

Homem furta duas lojas na mesma noite e acaba preso

Um homem de 18 anos foi preso na noite de sábado por ter furtado duas lojas em Palmeira. Os dois alvos do ladrão ficam na Rua Conceição. De acordo com o relatório policial, primeiro – por volta de 22h15 - o rapaz arrombou e furtou roupas e uma televisão da loja Fitness. Quando a polícia chegou ao local, ele já havia fugido. O proprietário da loja foi aconselhado a realizar um Boletim de Ocorrência.

Mais tarde, por volta de 23h45, a PM foi informada sobre um furto na loja Evidence, no local o ladrão arrombou a porta da loja e furtou um notebook e um colar. Após consultar câmeras de segurança a equipe policial iniciou buscas e achou o suspeito na Rua 15 de Novembro. Com ele foi encontrado o colar furtado e uma chave de fenda. O rapaz assumiu o furto e relatou ter passado o notebook para um indivíduo que teria vindo com ele de Ponta Grossa para praticar crimes em Palmeira com um Fiat Uno verde, relatou também que recebeu duas "buchas de cocaína” para realizar o furto, e que após entregar o notebook teriam combinado de se encontrar na rodoviária, onde juntos se deslocariam para Ponta Grossa.

Chegando na delegacia, o autor de 18 anos de idade confessou também ter realizado o furto na loja fitness.

Polícia apreende veículo em débito

Um grupo de pessoas foi visto saindo de um bar na madrugada de ontem e ao avistar a viatura da polícia o grupo tentou se evadir rapidamente de carro. Na Rua Daniel Mansani quando a equipe abordou o veículo, verificou que o mesmo era conduzido por uma senhora que não tem habilitação, e o veículo apresentava débitos na documentação. Devido aos fatos, a equipe notificou e recolheu o veículo. 

- Farmácia de plantão nesta semana até sexta-feira dia 27 às 22h é a FarmaClin, a Rua Conceição 278, telefone 3252-3392.

- Hospital de plantão hoje a noite é o Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria, com atendimento apenas para casos de urgências e emergências.

Noticiário P-7 do dia 21 de fevereiro de 2015 (Sábado) 

43ª Edição 

Confira as Manchetes: 

- Governo recua, mas sem acordo sobre pagamentos, greve segue longe do fim

- Ministros vão se reunir com base aliada para discutir medidas que mudam direitos trabalhistas

- Horário de verão termina neste fim de semana

- Paralisação no Detran entra no terceiro dia

- Campanha pedirá redução do consumo de energia

- Protesto de caminhoneiros entra no 3.º dia

- Previsão do Tempo: (em nome da Comercial A.G)

A frente fria localizada na altura do litoral da região Sul mantém o tempo instável sobre o Estado ao longo do final de semana. Chuvas irregulares ocorrem a qualquer hora do dia, e se intensificam a partir da tarde, o instituto Climatempo prevê 15mm para hoje. A temperatura mínima registrada foi de 18° e a máxima fica na casa dos 27°.. No domingo o sol aparece entre muitas nuvens e a tarde e a noite pode chover, porem estão previstos apenas 2mm. A temperatura máxima fica em 30°

Termina neste fim de semana o horário de verão

Na meia noite deste sábado para domingo, os paranaenses devem atrasar os relógios em uma hora, marcando novamente onze horas da noite. O horário brasileiro de verão acaba para os habitantes de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal. A adoção do horário de verão permite aproveitar melhor a luminosidade natural, aliviando as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre as seis horas da tarde e as nove da noite, ou entre as sete e as dez horas da noite, durante a vigência da medida. Segundo o engenheiro Nelson Cuquel, do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel, o alívio ocorre porque deixam de coincidir, no fim do dia, as demandas máximas de diferentes classes de consumo. De acordo com ele, os benefícios ainda justificam a adoção do horário de verão, mesmo com o uso intensivo de aparelhos de refrigeração durante os meses quentes, fora da abrangência do horário de verão.

Protesto de caminhoneiros entra no 3.º dia

O protesto contra os custos elevados do setor de transportes entrou em seu terceiro dia, interrompendo o fluxo de cargas em pelo menos 11 pontos de Mato Grosso e do Paraná, começando a ameaçar o fornecimento de soja para indústrias e portos nos próximos dias.

Os protestos começaram menores na quarta-feira, mas se intensificaram ontem. Os caminhoneiros se queixam dos baixos valores recebidos pelos fretes e da alta no preço do diesel, que sofreu reajuste no último dia 1.º.

Paralisação no Detran entra no terceiro dia

A greve dos funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) entrou no terceiro dia ontem. Problemas no atendimento foram registrados nas Ciretrans de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Rolândia, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Araucária e Pato Branco. O sindicato da categoria e o órgão divergem sobre o número de funcionários parados.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran no Paraná (Sisdep), Silvia Penerotti, cerca de 600 funcionários cruzaram os braços no departamento em todo o estado. O Detran diz que o número fica próximo de 200 pessoas apenas. O departamento tem 960 servidores, mas 157 estão em férias, segundo o próprio órgão.

A partir de segunda-feira (23), servidores que não estão em greve serão transferidos para as sedes do órgão no interior. De acordo com o sindicato, são mantidos atendimentos essenciais de liberação de veículos apreendidos pela Polícia Militar, documentação para veículos direcionados a serviços essenciais – como ambulâncias – exames práticos para a primeira habilitação para aqueles candidatos que estão com o vencimento dos exames para os próximos 30 dias e apreensão de habilitações que foram suspensas, bem como liberação da habilitação para motoristas que já fizeram cursos de reciclagem.

2º Bloco

Ministros vão se reunir com base aliada para discutir medidas que mudam direitos trabalhistas

O Palácio do Planalto fechou nesta sexta-feira (20) o calendário de reuniões com a base aliada para discutir as medidas provisórias que mudam as regras de pagamento da pensão por morte, do seguro desemprego e do abono.

Na próxima semana, ministros vão explicar as medidas aos deputados e senadores governistas para superar as resistências à proposta de ajuste fiscal do governo.

Campanha pedirá redução do consumo de energia

O governo vai começar uma campanha publicitária pela redução do consumo de energia em 1º de março. A propaganda será veiculada por 30 dias em cadeia nacional de rádio e TV. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou às distribuidoras um resumo do que quer. A ideia é fazer uma campanha pelo uso racional de energia. Termos como racionamento e crise estão terminantemente proibidos no anúncio.

A campanha é compulsória e será financiada com recursos das próprias distribuidoras, que são obrigadas a recolher 0,5% de sua receita operacional líquida para um fundo e aplicar os recursos em projetos de eficiência energética. Cinco agências vão concorrer e apresentar seus projetos no início da próxima semana.

Embora a Aneel não tenha definido uma meta de economia de energia, fontes do governo afirmam que o País precisa obter redução de 5% no consumo para evitar um racionamento. O problema é que os consumidores residenciais, principais alvos da campanha usam apenas 40% de toda a energia do País. Se todas as residências poupassem 10%, a economia global seria de 4% da carga total, atualmente de 70 mil MW médios.

Monsenhor Osvaldo que trabalhou em Palmeira faleceu na manhã de ontem

O Monsenhor Osvaldo Guilherme Neumann 87 anos, que por muito tempo ajudou nas celebrações em Palmeira, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição faleceu na manhã de ontem, dia 20 de fevereiro.

O velório ocorreu, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo. E hoje pela manhã aconteceu a Missa de Corpo Presente, presidida por Dom Rafael Biernaski, administrador arquidiocesano. Também stavam presentes o Bispo Auxiliar Dom José Mário Angonese, o Arcebispo Emérito Dom Pedro Fedalto, além de sacerdotes. O sepultamento foi no jazigo da família, no cemitério de Campo Largo.

3º Bloco

Audiência Pública acontece na Câmara na terça-feira (24)

A Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e Fiscalização realiza na próxima terça-feira (24) uma audiência pública, na Sede do Legislativo, às 13h30 para que o Poder Executivo faça a Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre 2014, em atendimento a Lei Complementar 101 de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

A audiência pública, além do cumprimento da lei, é uma oportunidade da população, como também dos vereadores, terem ciência do que foi executado pela Prefeitura no decorrer de quatro meses. O presidente da Comissão, o vereador Eliezer Borcoski, convida a população palmeirense a comparecer, tirar dúvidas e entender mais sobre o assunto.

- Neste sábado no Baile da Família terá animação de Betinho e seu Teclado com inicio às 23h. Mulheres que chegarem até esse horário pagará somente R$ 7,00.

Amanhã domingo Embalo Gaucho e Betinho e seu Teclado animarão o Baile que inicia às 16h. Mulheres que chegarem até as 17h pagarão R$ 7,00.

Compareça e divirta-se neste fim de semana no Clube Embalo Gaucho.

- A Secretaria de Saúde informa aos usuários do SUS que não haverá atendimento na Farmácia do Centro de Saúde na segunda-feira dia 23, por motivo de mudanças.

- Hoje sábado iniciam as atividades do Grupo Escoteiros Tropeiros, a presidente Elizete Lima Schroeder convida a todos os integrantes para que compareçam, observando as orientações do Blog. O grupo se reúne no Parque de eventos Caminhos das Tropas, às 14h.

Elizete aproveita para comunicar aos pais que na terça-feira dia 24, acontece Assembleia. Serão discutidas todas as atividades do ano e orientações, portanto a presença dos pais é muito importante, a reunião começa às 19h na sede do Rotary Clube.

21 sábado        19h       Fátima

21 sábado        19h       Farajala

21 sábado        19h       Rocio I

22 domingo      8h        Matriz (Batizados)

22 domingo      8h        Rincão do Coxo

22 domingo      10h       Vilinha

22 domingo      10h       Fax. Dos Silva

22 domingo      18h       Campestre

22 domingo      19h       Matriz

Celebração das Rosas às 9h na comunidade Santa Rita de Cássia.

 

 

 

 

 

 

 

Ouvintes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterOuvintes Hoje175

Nós temos 14 ouvintes online

tempo