faixa1faixa2
faixa3

Noticiário P7

 

Noticiário P-7 do dia  22  de julho de 2014 (terça-feira)

171ª  Edição.

Confira as Manchetes:

- Famílias beneficiárias do Bolsa Família devem manter cadastro atualizado

- Rede Católica de Rádio completa 20 anos de existência

- Populares saqueiam caminhão frigorífico em Palmeira

- Universidades estaduais do Paraná certificam produtores de orgânicos

- RedeSim será implantada em todas as prefeituras do Estado

- Coordenador da AMAS fala sobre atividades e desafios que a entidade enfrentará com o encerramento de convênios

Previsão do Tempo:

Famílias beneficiárias do Bolsa Família devem manter cadastro atualizado

A Prefeitura Municipal de Palmeira, através do Departamento de Assistência Social está realizando diariamente a atualização de cadastros do Programa Bolsa Família. Segundo a Prefeitura, o Governo Federal definiu que o recadastramento deverá ser feito a cada 2 anos. Este recadastramento só poderá e deverá ser feito antes do prazo no caso de alteração na composição, situação socioeconômica, mudança de escola dos filhos e endereço de residência.

Portanto, se você recebe o Bolsa Família, esta cadastrada no Cadastro Único e não atualiza seus dados a mais de 2 anos, compareça com urgência ao CRAS, situado a Rua Vicente Machado 197 (Antigo Prédio da Provopar e Conselho Tutelar).O Prazo da revisão cadastral vai até SETEMBRO de 2014.Após esse prazo as famílias que tiverem com o cadastro desatualizado a mais de 2 anos terão o benefício bloqueado e em seguida cancelado.

Universidades estaduais do Paraná certificam produtores de orgânicos

 

A certificação gratuita dos produtos orgânicos é realizada pelas universidades estaduais e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O projeto oferece um acompanhamento técnico e a capacitação dos produtores paranaenses, para que trabalhem dentro das normas previstas na legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica. Processo acompanhado e orientado por técnicos das universidades estaduais e auditado pelo Tecpar.

O objetivo dos núcleos regionais de certificação instalados nas instituições de ensino superior é a formação de recursos humanos e apoio técnico aos agricultores familiares, para adequação dos sistemas de produção vegetal, animal e unidades de processamento de cada região.

No Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 187 agricultores foram acompanhados. Destes, 96 já foram certificados e 87 estão em fase de transição. Na região dos Campos Gerais, onde o núcleo atende cerca de 15 municípios, o produto carro-chefe são as hortaliças, muito utilizadas na merenda escolar. Na seqüência estão: frutas, milho, feijão, cebola, batata. O produto certificado melhora a renda de quem produz e garante um alimento de qualidade e com a procedência rastreada aos consumidores.

RedeSim será implantada em todas as prefeituras do Estado

As ações necessárias para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), em todas as prefeituras paranaenses, foram definidas nesta segunda-feira (21), em reunião na sede do Sebrae-PR. Com isso, o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas no Paraná ficará simplificado e mais ágil.

A implantação da RedeSim será feita por uma parceria entre o governo estadual e o Sebrae-PR. O sistema vai integrar as bases de dados de diversos órgãos, entre eles Vigilância Sanitária, Receita Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná.  A RedeSim será gerenciada pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) com o apoio técnico do Sebrae.  E vai reduzir consideravelmente o tempo levado para a abertura e o fechamento de empresas no Estado. Estima-se que em caso de empresas de baixo risco esse tempo não ultrapasse cinco dias. O convênio define que em três anos a RedeSim esteja implantada em todos os municípios.

Matriculas abertas para EJA em Palmeira

O Colégio Estadual David Carneiro oferece vagas para a EJA - Educação de Jovens e Adultos. As matriculas estão abertas e os interessados em concluir o Ensino Fundamental e Médio podem procurar o estabelecimento de ensino até o dia 1º de agosto para efetivar a sua matrícula, nos períodos da manhã ou noite. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3252-3626, ou diretamente no Colégio David Carneiro na Rua Cel. Alípio do Nascimento nº 1011.

Pais das localidades de vieiras (Nossa Senhora do Rosário), Queimadas (Escola Municipal de Queimadas), Faxinal dos Quartins (Escola Municipal Leonor Santos), Colônia Maciel (Escola Municipal de Colônia Maciel), Guarauninha (Escola Municipal Clotário Santos) e Witmarsum (Escola Municipal de Witmarsum) favor procurar a escola da localidade para a efetivação da matrícula para educação infantil nos dias 29 e 30 de julho.
São crianças nascidas em 2009 que irão completar 5 anos até 31 de dezembro de 2014. A Secretaria Municipal de Educação quer iniciar as aulas para esses alunos no dia 04 de agosto

No próximo domingo (27), está programada um grande festa na Comunidade de Faxinal dos Mineiros em São João do Triunfo, em louvor a Santa Ana e São Joaquim, com a seguinte programação, 6 horas alvorada às 10 horas santa Missa, ao meio dia, delicioso almoço, às 14 horas, início e torneio de futebol com premiação de 1º a 3º lugares, e às 17 horas leilão do bolo do padroeiro. A animação da festa ficará a cargo do Betinho dos Teclados. Haverá uma bem montada cozinha com doces, salgados e bebidas. Haverá ainda seguranças no local. Desde já a comunidade agradece

Populares saqueiam caminhão frigorífico em Palmeira

 

A Polícia Militar teve que interferir para evitar que um caminhão frigorífico fosse totalmente saqueado em Palmeira. De acordo com informações da PM, os policiais da guarnição tiveram que atirar para o alto para conter os saqueadores. 

 

O saque aconteceu na entrada da Vila Rosa por volta das 19h de ontem (21) – populares aproveitaram que o caminhão teria tido um problema mecânico e quebraram a porta do veículo para roubar a carne suína. A Polícia Civil deverá abrir um inquérito policial para investigar o caso.

Rede Católica de Rádio comemora 20 anos de atividades

A RCR Rede católica de Rádio, da qual A Rádio Ipiranga faz parte, completa hoje 20 anos, detalhes com Silvonei José da Rádio Vaticano.

SONORA SILVONEI 22-07-2014

Amanhã (23) acontece a reunião do CPP da Paróquia. Todas as pastorais e lideranças de comunidades, devem participar. O encontro acontecerá na sala de reuniões às 19h30min.

Os familiares da Sra. Lenira Comin de Macedo agradecem as manifestações de pesar recebidas por ocasião do seu falecimento e convidam a todos para a Missa de 7º dia do seu falecimento, a ser celebrada amanhã(23) às 15:00 horas, na Igreja Matriz de Palmeira.Por mais este ato de fé a família de  Lenira  Comin de Macedo agradece.

Ocorrências do Corpo de Bombeiros

Ontem o Corpo de Bombeiros de Palmeira atendeu um acidente de em meio de transporte, colisão entre auto e moto, às12h57 na PR 151, cruzamento com Rua Padre Anchieta na Vila Vida. O jovem Miguel Olenik de 21 anos sofreu ferimentos leves e recusou o encaminhamento ao hospital.

Os Veículos envolvidos no acidente foram Automóvel Fiat Uno, conduzido por -- GENILSON AUGUSTINHAKI e Motocicleta marca Honda, modelo 125 fan, conduzida por MIGUEL OLENIK

A farmácia de plantão nesta semana é a Farmácia Capraro, na Rua XV de Novembro, 478 – o atendimento acontece até as 22 horas. O Hospital Santa Casa, no centro atende o plantão nesta segunda e terça-feira. O atendimento médico é apenas para casos de urgências e emergências. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia  21  de julho de 2014 (segunda-feira)

170ª  Edição.

Confira as Manchetes:

- Nesta semana acontece importante encontro de Políticas sobre drogas em Palmeira 

- Matriculas abertas para a Educação de jovens e Adultos

- Iniciaram as obras que farão a nova ligação da Vila Rosa ao Centro

- Polícia Federal prende traficante com 18 KG de cocaína em são Luiz do Purunã

- Justiça Eleitoral convoca mesários que trabalharão nas eleições de outubro

- Junho apresenta saldo negativo de empregos em Palmeira

- Caminhão e trator foram furtados de residência na Colônia do Lago

Previsão do Tempo:

A massa de ar polar desloca seu centro mais intenso para o Oceano Atlântico, entretanto permanece frio em grande parte do Paraná. As temperaturas continuam mais baixas entre o sul, centro e leste do Estado, mas com maior chance de formação de nevoeiros do que ocorrência de geadas. A semana inicia ensolarada em Palmeira e a chuva só volta na quarta-feira. A mínima hoje foi de 7º e a máxima prevista é de 20º. Segundo o Instituto Climatempo. 

Iniciaram as obras que farão a nova ligação da Vila Rosa ao Centro

Para poderem ter acesso ao centro da cidade, os moradores dos conjuntos habitacionais do Bairro da Vila Rosa precisam cruzar diariamente a PR 151 em travessia com a Avenida Nascim Bacila, trecho bastante conturbado pelo fluxo de veículos que circulam na rodovia, o que torna a travessia perigosa, oferecendo risco aos pedestres e carros que por ali circulam.  Para resolver este problema a Prefeitura de Palmeira irá investir mais de R$1 milhão em uma das maiores obras de mobilidade urbana. As obras que farão a nova ligação do Bairro da Vila Rosa ao Centro já iniciaram e a intenção da Prefeitura de Palmeira é de trazer mais segurança aos moradores que utilizam a travessia diariamente.

No Bairro da Vila Rosa, a partir da Rua Emilio Mehl está sendo construido um prolongamento da Rua Manoel Ribas, passando em frente a subestações da Copel e do chalé da família Trombini, em direção ao Rio Monjolo, seguindo por baixo do viaduto da PR 151 e fazendo uma marginal confrontante com a PR. Da PR 151 partirá uma ligação com a Rua Jesuíno Marcondes, sendo esse trecho contemplado com duas rótulas, uma próxima a PR que pegará um trecho do atual pátio da Viação Expresso Rodex, terreno que foi permutado com a prefeitura por outro na área industrial, recentemente aprovado pela Câmara Municipal e outra rotula ficará no final da Rua Jesuíno Marcondes, as quais irão organizar e dar segurança ao trânsito.

O Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento, Marcos Levandoski, junto com o Prefeito Municipal, Edir Havrechack, visitaram recentemente as obras do novo acesso a Vila Rosa, segundo eles, essa será um novo marco no traçado urbano de Palmeira, trazendo mobilidade e desenvolvimento econômico, além de possibilitar o desbravamento de novas áreas para loteamentos e projetos de habitação. 

Ministério do Trabalho e Emprego divulga dados do mês de junho do CAGED

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná foi o terceiro Estado do país e o primeiro da Região Sul na criação de empregos durante o primeiro semestre, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em Palmeira o mês de junho teve saldo negativo de empregos com carteira assinada, onde tivemos 22 postos de trabalho cancelados.

Porém em nossa cidade no período de julho de 2013 a junho de 2014, foram criados 209 novos postos de trabalho com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, apenas o setor da indústria apresentou resultado negativo na geração de empregos, com 47 postos de trabalho cancelados. Os destaques positivos foram os setores do serviço, com saldo positivo de 116 vagas de emprego formal abertas no período, e do comércio,  com saldo positivo de 112 vagas aumentadas.

Polícia Federal prende traficante com 18 KG de cocaína

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, em mais uma ação da Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado, desencadeou mais uma operação, na praça de pedágio de São Luiz do Purunã, na madrugada de ontem (20). O objetivo da operação era apreender drogas e armas. Por volta das três horas da madrugada, um dos veículos suspeitos chamou a atenção dos policiais e foi abordado. O seu condutor, além de demonstrar extremo nervosismo, respondeu algumas perguntas de forma contraditória. Ao verificarem os antecedentes do homem, 58 anos, constataram que ele já possuía passagem por tráfico de drogas.

Ao executar uma busca mais minuciosa no veículo, os policiais perceberam que havia uma espécie de fundo falso no porta-malas. Ao proceder à abertura, a equipe encontrou 9 quilos de pasta base de cocaína e mais 9,5 quilos de cocaína pronta para o consumo. O homem, o veículo e a droga foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal, em Curitiba, para as medidas cabíveis.

Nesta semana acontece importante encontro de Políticas sobre drogas em Palmeira

Com o objetivo de prevenir e inserir os dependentes de drogas na sociedade, o município de Palmeira, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vai promover o 1º Encontro de Políticas sobre Drogas. O secretario Éderson Seixas destacou a importância da comunidade e gestores municipais participarem ativamente deste processo.

SONORA EDERSON 01

Segundo Éderson a iniciativa se deu, depois de participar em Campo Largo, juntamente com o Prefeito Edir Havrechaki, a convite da Juíza da Comarca de Palmeira, Doutora Claudia Sanine Poniche Bosco, de uma reunião com a coordenação de Políticas sobre Drogas daquele município, assim, ficou definido de realizar um trabalho paralelo em Palmeira. Para isso o primeiro encontro acontece nesta quarta-feira.

SONORA EDERSON 02

Já disse Francisco de Assis – “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. Para as Drogas, diga Não.

Matriculas abertas para EJA em Palmeira

O Colégio Estadual David Carneiro oferece vagas para a EJA - Educação de Jovens e Adultos. As matriculas estão abertas desde a última sexta-feira (18), e os interessados em concluir o Ensino Fundamental e Médio podem procurar o estabelecimento de ensino até o dia 1º de agosto para efetivar a sua matrícula, nos períodos da manhã ou noite. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3252-3626, ou diretamente no Colégio David Carneiro na Rua Cel. Alípio do Nascimento nº 1011.

Feijoada do Rotary em prol da AMAS

Mais um trabalho solidário do Rotary Clube de Palmeira esta agendado para acontecer no próximo sábado dia 26. Com objetivo de colaborar com a manutenção dos trabalhos da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), uma deliciosa feijoada será preparada na sede da entidade. Os ingressos da feijoada, já estão à venda ao preço de R$25,00 com membros do Rotary e na própria AMAS

Pais das localidades de vieiras (Nossa Senhora do Rosário), Queimadas (Escola Municipal de Queimadas), Faxinal dos Quartins (Escola Municipal Leonor Santos), Colônia Maciel (Escola Municipal de Colônia Maciel), Guarauninha (Escola Municipal Clotário Santos) e Witmarsum (Escola Municipal de Witmarsum) favor procurar a escola da localidade para a efetivação da matrícula para educação infantil nos dias 29 e 30 de julho.
São crianças nascidas em 2009 que irão completar 5 anos até 31 de dezembro de 2014. A Secretaria Municipal de Educação quer iniciar as aulas para esses alunos no dia 04 de agosto

No próximo domingo (27), está programada um grande festa na Comunidade de Faxinal dos Mineiros em São João do Triunfo, em louvor a Santa Ana e São Joaquim, com a seguinte programação, 6 horas alvorada às 10 horas santa Missa, ao meio dia, delicioso almoço, às 14 horas, início e torneio de futebol com premiação de 1º a 3º lugares, e às 17 horas leilão do bolo do padroeiro. A animação da festa ficará a cargo do Betinho dos Teclados. Haverá uma bem montada cozinha com doces, salgados e bebidas. Haverá ainda seguranças no local. Desde já a comunidade agradece.

Nesta quarta-feira (23) acontece a reunião do CPP da Paróquia. Todas as pastorais e lideranças de comunidades, devem participar. O encontro acontecerá na sala de reuniões às 19h30min.

Missa dos Avós

Para celebrar o dia dos avos, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Palmeira, mais uma vez fará a celebração especial dos avos. Terezio Schamne coordenador da Pastoral Familiar convida todas as famílias a participarem e incentiva que os netos levem seus avôs.

SONORA TEREZIO 21-07-2014

Confirmando, neste sábado, dia 26, às 4 horas da tarde na Igreja Matriz de Palmeira, teremos a Celebração do dia dos avos, data em que se comemora os Avos de Jesus São Joaquim e sant’ana.

Ocorrências do Corpo de Bombeiros

No domingo (20) às 10h20 o Copo de Bombeiros de Palmeira atendeu a solicitação de problema clínico na Rua Araldo Manoel Ericsen, no Centro, o atendimento foi prestado ao menor G. V. 1 mês, que foi conduzido ao HOSPITAL MADRE TEREZA e ainda às 16h36 foi novamente encaminhado ao Hospital Madre Tereza

Notícias Policiais

OCORRÊNCIA 

Roubo 

DATA

19/07/2014

HORÁRIO 

05h20min

LOCAL 

BR 277

DESCRIÇÃO:

Informa o solicitante que trabalha em uma empresa, e deslocava com seu caminhão volvo FH 460, quando no trajeto entre Irati e Palmeira seu caminhão apresentou problema mecânico. No momento em que desceu do veiculo foi abordado por um indivíduo que obrigou a entrar novamente, após isto o mesmo desceu do caminhão nas proximidades da colônia Quero Quero e permaneceu rendido no matagal ate as 05h00min da manha sob vigilância de um dos assaltantes. A referida carreta estava carregada com 31.640 quilogramas de milho a granel o qual tinha sido carregado no MS com destino a SC.

OCORRÊNCIA 

Furto 

DATA

19/07/2014

HORÁRIO 

10h20min

LOCAL 

R Conceiçao

DESCRIÇÃO:

Relata o solicitante que deixou sua bicicleta estacionada em frente à porta do estabelecimento comercial e quando saiu não mais a encontrou.

Feito patrulhamentos porem sem êxito em localizá-la.

OCORRÊNCIA 

Roubo

DATA

19/07/2014

HORÁRIO 

19h20min

LOCAL 

Colônia do Lago/Área Rural

DESCRIÇÃO:

Segundo o solicitante uma moça bateu palmas na sua casa chamando-o pelo nome dizendo que estava com o veiculo estragado. Quando o mesmo foi atendê-la acabou surpreendido por cinco homens encapuzados armados com revolver que deram voz de assalto vindo a amarrá-lo e trancá-lo na lavanderia, onde ficou por aproximadamente seis horas. Após conseguir sair da lavanderia constatou que foi roubado um veiculo caminhão Mercedes Benz 1620 de cor branca tipo caçamba, 01 trator Massey Fergunson 292 e outros objetos da residência.

A farmácia de plantão nesta semana é a Farmácia Capraro, na Rua XV de Novembro, 478 – o atendimento acontece até as 22 horas. O Hospital Santa Casa, no centro atende o plantão nesta segunda e terça-feira. O atendimento médico é apenas para casos de urgências e emergências. 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 19  de julho de 2014 (sábado)

169ª  Edição.

Dia do Futebol.

Confira as Manchetes:

- Coordenador da Pastoral Familiar da paróquia, fala sobre a agenda de eventos.

- Vereadores aprovam projeto de transferência do orçamento da câmara para recuperação de estradas rurais

- Meu Paraná deste sábado fala sobre o transporte no tempo das diligências no estado – em matéria gravada em Palmeira

- Polícia orienta sobre cuidados para manter as crianças em segurança.

- Neste fim de semana esta acontecendo mutirão de exames práticos de direção em Ponta Grossa.

- Já está circulando mais uma edição do Jornal Gazeta de Palmeira.

- Paróquia vai promover jantar em homenagem ao dia dos pais.

Polícia orienta sobre cuidados para manter as crianças em segurança

A Polícia Civil do Paraná alerta a população sobre desaparecimentos de crianças e reforça que os responsáveis devem orientar constantemente as crianças a não ficar muito longe dos pais e a não falar com estranhos sem a presença dos pais ou responsáveis. Segundo a delegada-titular do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Iara Laurek Dechiche é importante que os pais estejam sempre atentos aos filhos. Devem ensinar que não podem conversar e nem aceitar qualquer coisa de estranhos, como brinquedo, doce ou oferta de ir a um lugar novo.

Outra orientação do Sicride é deixar com a criança um cartão de identificação com o nome, telefone e endereço dos pais, ensinar  as crianças a ligar para a casa. Elas devem saber indicar o endereço, o telefone e como realizar a chamada. Também é importante dizer à criança para não ter medo de procurar e informar a um policial que está perdida.

Perdendo a criança de vista, deve-se informar imediatamente a polícia. Os familiares também devem deixar alguém no último lugar que viram a criança, para, caso ela volte, encontre um conhecido. 

A delegada-titular do Sicride esclarece que a polícia deve ser comunicada do desaparecimento assim que o responsável perceber que a criança sumiu, não sendo necessário esperar um período mínimo. Para a polícia, as primeiras horas de desaparecimento são muito importantes para a investigação. Em Palmeira, as famílias podem entrar em contato com a delegacia pelo fone 3252-1202 ou diretamente com o Sicride, pelo telefone (41) 3224-6822, ou mesmo 190 da policia Militar

Neste fim de semana acontece mutirão de exames práticos de direção em Ponta Grossa

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que neste sábado e domingo (19 e 20), acontece  um mutirão de exames práticos de direção em Ponta Grossa. Serão atendidos 800 candidatos à primeira habilitação na categoria B (automóveis).

“Nossos esforços serão ainda mais intensos para atender a demanda de exames práticos de direção. A intenção é que os testes sejam marcados no menor tempo possível após o termino das aulas teóricas e práticas nas auto escolas”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, a ampliação do número de vagas agiliza os processos e oferece mais comodidade aos usuários. Para participar o candidato precisa estar qualificado para esta etapa do processo e ter agendado previamente o teste em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Meu Paraná deste sábado fala sobre o transporte no tempo das diligências no estado – em matéria gravada em Palmeira

O programa Meu Paraná da RPC TV deste sábado (19) vai falar sobre o passado do transporte no nosso estado. A matéria foi grava em Palmeira, com a colaboração de Arnoldo Monteiro Bach, sobre o livro Diligencias.

Meu Paraná conta as histórias das famílias de imigrantes, que foram as primeiras a investir no transporte. Você vai entender como o uso das grandes diligências espalhou o desenvolvimento por todo o nosso estado. O Programa Meu Paraná vai ao ar daqui a pouco ao meio dia pela RPC TV.

Vereadores aprovam projeto de transferência do orçamento da câmara para recuperação de estradas rurais

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na ultima terça-feira (15), a 24ª Sessão Ordinária de 2014. Na ocasião foi aprovado em segunda discussão pela maioria, em regime de urgência com dispensa de análise das Comissões Permanentes, o projeto de lei proposto pelo Executivo Municipal que transfere R$ 350 mil do orçamento da Câmara, para a Prefeitura. A dotação será utilizada para a manutenção das estradas rurais e pontes do interior, como também em vias urbanas do município que foram gravemente prejudicadas pelas chuvas do ocorridas no mês de junho. Apenas um dos vereadores votou contra o projeto.

Paróquia vai promover jantar em homenagem ao dia dos pais

Em prol da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Palmeira, será realizado um jantar dançante no dia 09 de agosto para homenagear os pais, no salão de festas da comunidade do Lago. a exemplo da última promoção que o ECC – Encontro de Casais com Cristo promoveu naquele local, a animação será de Izonel e Luciano.

Os ingressos para o jantar serão vendidos apenas antecipadamente, o espaço acomoda 600 pessoas bem confortadas. Para isso, os interessados devem adquirir os ingressos ao preço de R$ 25,00 por pessoa o quanto antes. Há venda no expediente paroquial, com membros da comunidade e mesmo aqui na Rádio Ipiranga. Crianças entre 6 e 12 anos pagam R$ 15,00.

O Colégio Estadual David Carneiro, divulgou nesta sexta feira, que já estão abertas as matrículas para o EJA, Educação de Jovens e Adultos. Os interessados e concluir o Ensino Fundamental e Médio devem procurar o Colégio Estadual Cel. David Carneiro até o dia 1º de agosto para efetivar a sua matrícula, nos períodos da manhã ou noite. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3252-3626, ou diretamente no Colégio na Rua Cel. Alípio do Nascimento nº 1011.

Tecpar inicia inédita distribuição de vacina antirrábica

O primeiro lote de vacina anti-rábica produzido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com o uso de tecnologia de cultivo celular por processo contínuo foi entregue nesta sexta-feira (18) ao Ministério da Saúde. Essa entrega coloca o Tecpar como o único no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial, com a técnica de perfusão, que aumenta o valor agregado do produto.  

Antes de ser entregue ao Ministério da Saúde, a vacina passa por dois controles de qualidade, um interno e outro externo. Primeiro, a qualidade das doses é analisada pelos técnicos da instituição, para que, em seguida, as amostras sejam enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), órgão oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

Mais um trabalho solidário do Rotary Clube de Palmeira esta agendado para acontecer no próximo dia 26 deste mês. Com objetivo de colaborar com a manutenção dos trabalhos da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), uma deliciosa feijoada será preparada na sede da entidade. Os ingressos da feijoada, já estão à venda ao preço de R$25,00 com membros dos Rotary e na própria AMAS.

Pais das localidades de vieiras (Nossa Senhora do Rosário), Queimadas (Escola Municipal de Queimadas), Faxinal dos Quartins (Escola Municipal Leonor Santos), Colônia Maciel (Escola Municipal de Colônia Maciel), Guarauninha (Escola Municipal Clotário Santos) e Witmarsum (Escola Municipal de Witmarsum) favor procurar a escola da localidade para a efetivação da matrícula para educação infantil nos dias 29 e 30 de julho.
São crianças nascidas em 2009 que irão completar 5 anos até 31 de dezembro de 2014. A Secretaria Municipal de Educação quer iniciar as aulas para esses alunos no dia 04 de agosto.
 

Todos os sábados e domingos acontecem o baile das famílias no clube do Embalo Gaucho. Aos sábados com início às 23 horas e amanhã dia 20 com início às 16 horas, além do Embalo Gaucho, com a participação do grupo, os Pirilampos da cidade de Guarapuava. Todos são convidados a participarem.

Amanhã (20), acontece em Faxinal dos Quartins a festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas santa missa, ao meio dia almoço com filé, alcatra, frango, leitão, carneiro, e acompanhamentos. 14 horas inicio do bingo e leilão, no bingo os prêmios são fogão a gás, forno elétrico, tanquinho, batedeira, liquidificador, ferro elétrico, sanduicheira, faqueiro e muitos outros. Animação do grupo De-lhe vaneira. Proibido a presença de vendedores ambulantes e som automotivo.

Festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, acontece amanhã, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela. Caso o mal tempo não permita a realização da missa campal, a mesma fica transferida para a Associação da Vila Rural. Hoje o terceiro dia do tríduo às 19 horas na Associação da Vila Rural. Amanhã a partir de 13 horas, grande bingo no barracão da igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosa e sorteio da rifa, que está sendo vendida com membros da comunidade e no expediente paroquial ao preço de R$ 3,00.

Missas

Atenção para a agenda de celebrações de Missas deste fim de semana.  Hoje às 17 horas em Casteli, às 19 horas em Vieiras com o Ícone de Nossa Senhora, e na comunidade de Fátima.

Amanhã, às 8 horas na igreja Matriz, em Pinheiral dos Malucelli e na Comunidade Santa Rita de Cássia nos Papirus, às 10 horas missa em Água Clara, e nas festas das Comunidades de Nossa Senhora Rosa Mística e Faxinal dos Quartins, às 17 horas no Rocio II, às 18 horas em Vileiros e às 19 horas na Matriz, com transmissão pela Rádio Ipiranga.

E lembramos que amanhã, é o terceiro domingo do mês, e você pode levar um quilo de alimento não perecível, nas celebrações da matriz, às 8 e 19 horas, para a Ação Social Imaculada Conceição, que posteriormente distribuirá aos necessitados.

MENSAGEM FELIX REBISNKI 19-07-2014

Já está circulando a edição 1328 de Jornal Gazeta de Palmeira

O Jornal Gazeta de Palmeira deste fim de semana traz como principais manchetes;

- Candidatura de Altamir Sanson recebe pedido de impugnação pelo MPE.

- Monitoramento por câmeras já está em fase de testes.

- Fabrica de forros de PVC deve deixar Palmeira em 2015.

- Iniciadas obras de três novos postos de saúde.

- Mais um de Palmeira é candidato à Assembléia.

Essas e outras notícias, você confere no Jornal Gazeta de Palmeira 

Policia Militar

OCORRÊNCIA 

PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO

DATA

18/07/2014

HORÁRIO 

23h40min

LOCAL 

Rua Dom Alberto Gonçalves

DESCRIÇÃO:

Após varias solicitações via 190 onde informava que no local citado estaria ocorrendo perturbação do sossego. A equipe deslocou-se ao referido local e constatou o fato referente ao som alto, bem como pode ser encontrado na residência uma bucha de substancia análoga a maconha e mais uma bucha de substancia análoga a cocaína. Apresentaram-se os proprietários do local. Após esta constatação os mesmos juntamente com a substancia entorpecente, e mais o equipamento de som foram encaminhados para a 40ª DRP.

DICAS DE SEGURANÇA:

Nos Estabelecimentos Bancários 

* Ao sacar seu dinheiro, verifique se não está sendo observado, e não o conte próximo a pessoas estranhas;

* Ao sair do banco, verifique se não está sendo seguido;

* Nunca forneça cartão magnético e senha para desconhecidos, e evite fazê-lo a familiares;

* Não guarde cartão e senha juntos.

A farmácia de plantão a partir do meio dia deste sábado é a Farmácia Capraro, na Rua XV de Novembro, 478 – o atendimento acontece até as 22 horas. O Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão neste fim de semana. O atendimento médico é apenas para casos de urgências e emergências. 

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 18  de julho de 2014 (sexta-feira)

168ª  Edição.

Dia Nacional do Trovador.

Confira as Manchetes:

- Secretaria de Agricultura incentiva a legalização dos produtos com o Serviço de Inspeção Municipal

- Rotary de Palmeira vai promover feijoada em prol da AMAS

- Vestibular da UEPG atrai candidatos de 319 cidades do Estado

- Com crescimento de 119%, Sul quer ser o maior produtor de leite do País

- Centro de Atenção Psicossocial de Palmeira atende 40 pacientes semanalmente

Previsão do Tempo.

Após uma madrugada de tempo muito instável em todas as regiões do estado do Paraná devido ao deslocamento de uma frente fria, o eixo mais instável do sistema frontal encontra-se sobre o estado de São Paulo e o Oceano . Em Palmeira, o Sol aparece durante o dia e não há mais previsão de chuva. As temperaturas ficam mais baixas durante o fim de semana. Em Palmeira a mínima foi de 12º e a máxima deve ficar na casa dos 20º. Para o final de semana existem divergências entre os institutos de meteorologia, o Climatempo, indica tempo bom, como mínimas na casa dos 10º e o Simepar, acusa mínimas de 4º para amanhã e 2 º para domingo, inclusive com possibilidade de geadas.

Rotary de Palmeira vai promover feijoada em prol da AMAS

Mais um trabalho solidário do Rotary Clube de Palmeira esta agendado para acontecer no próximo dia 26 deste mês. Com objetivo de colaborar com a manutenção dos trabalhos da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), uma deliciosa feijoada será preparada na sede da entidade. Os ingressos da feijoada, já estão à venda ao preço de R$25,00 com membros dos Rotary e na própria AMAS.

Neste ano a Associação Menonita de Assistência Social completa 44 anos de atuação em nossa cidade, sempre contribuído para que famílias possam ter uma vida realmente digna. Ao todo 254 crianças e adolescentes são atendidos diariamente e a AMAS procura proporcionar um futuro melhor.

Confirmamos a realização da feijoada em prol desta entidade de grande importância para a nossa cidade, que será realizada no dia 26 de julho. A venda ao preço de R$25,00 com membros dos Rotary e na própria AMAS.

Vestibular da UEPG atrai candidatos de 319 cidades do Paraná

O Vestibular de Inverno 2014 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá 11.146 candidatos oriundos de 319 municípios paranaenses, além de 1.418 de outros 22 estados e sete estrangeiros. No total 12.571 candidatos vão disputar as 713 vagas ofertadas. Os cursos mais concorridos são: Medicina, Engenharia Civil, Direito noturno e Odontologia.

As provas do Vestibular de Inverno da UEPG serão aplicadas nos dias 27 e 28 de julho, em 14 cidades da região, inclusive Palmeira. . Nos dois dias, os portões serão abertos às 13 horas, com fechamento marcado para as 14 horas. As provas iniciam às 14h30. Para o acesso ao local de prova, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, a ficha de inscrição, com foto 3×4 e cópia da identidade coladas, mas o documento original de identidade.

Centro de Atenção Psicossocial de Palmeira atende 40 pacientes semanalmente

Desde 2013, com o começo de sua implantação, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – é uma unidade de saúde que possibilita o acolhimento e acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes portadores de transtorno mental, pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento do vinculo familiar.

O CAPS tem o objetivo de atender os portadores de transtorno mental agudo crônico e egressos de internação hospitalar e integra-los no seio familiar e social. Atualmente, cerca de 40 usuários do serviço são atendidos semanalmente por uma equipe multiprofissional com médicos psiquiatras e neurologista, assistente social, duas psicólogas, alem da equipe de enfermagem e auxiliares, que trabalham de maneira interdisciplinar.

Para entrar em contato com o CAPS de Palmeira, o paciente ou familiar apode se dirigir à Rua Coronel Vida 264, no centro, mais informações através do telefone 3909 5078.

Com crescimento de 119%, Sul quer ser o maior produtor de leite do País

Secretários de Agricultura e lideranças da agropecuária dos três estados do Sul querem transformar a região na maior produtora de leite do País, com capacidade para abastecer o mercado interno e gerar excedentes para exportação. Com isso, a produção de leite seria uma nova geradora de divisas e riquezas para o País. 

A idéia é aproveitar o crescimento da produção apresentado na região, que foi de 119% no período 2000 a 2012, acima da média nacional, que chegou a 63%, e da Argentina que foi de 16% no mesmo período, para transformar o Brasil num grande exportador de produtos lácteos.

Hoje, a região Sul é responsável por 33% da produção nacional, com um volume de 10,74 bilhões de litros por ano perto da produção da região Sudeste, capitaneada por Minas Gerais, cuja produção está estimada em 11,5 bilhões de litros de leite. 

O Paraná e o Rio Grande do Sul, juntos, são responsáveis por 12% da produção nacional. Segundo o Valor Bruto da Produção do Paraná em 2013, o Estado já produz 4,5 bilhões de litros por ano. Em Palmeira a produção do ano de 2013, segundo Nilton Antonio Wendler, Secretário Municipal de Agricultura, foi de mais de 70 milhões de litros.

Segundo o Médico veterinário chefe da cooperativa Witmarsum, responsável por quase metade da produção de leite da cidade, o Dr. Edilson José Viera, a cooperativa produz por dia, um total de 85 mil litros diários. A Cooperativa conta com 96 associados, com um rebanho de 7200 animais, com 3400 vacas em lactação. A produção média, por cabeça, hoje, é de 24 litros por vaca, o produtor destaque atinge a média de 35 litros por vaca ao dia. A produção varia dependendo da época. A produtividade média por hectare ano de todos os produtores está em torno de 12.000 litros de leite por hectare, sendo que o produtor destaque atinge a média de 32.000 litros por hectare ano, tendo-se este número podemos comparar a atividade leiteira com as outras atividades agropecuárias.

E no dia primeiro de agosto, acontece na Colônia Witmarsum, o 7º Simpósio de produção de leite, das 8h30 às 16 horas na igreja da Torre. Na quarta feira dia 23, no noticiário P-7, teremos a presença do Medico Veterinário chefe, da Cooperativa Witmarsum Edilson José Vieira e do Secretário da Agricultura do Município Nilton Antonio Wendler, que discorrerão sobre a importância da produção de leite para a economia do município. 

Polícia orienta sobre cuidados para manter as crianças em segurança

A Polícia Civil do Paraná alerta a população sobre desaparecimentos de crianças e reforça que os responsáveis devem orientar constantemente as crianças a não ficar muito longe dos pais e a não falar com estranhos sem a presença dos pais ou responsáveis. Segundo a delegada-titular do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Iara Laurek Dechiche é importante que os pais estejam sempre atentos aos filhos. Devem ensinar que não podem conversar e nem aceitar qualquer coisa de estranhos, como brinquedo, doce ou oferta de ir a um lugar novo.

Outra orientação do Sicride é deixar com a criança um cartão de identificação com o nome, telefone e endereço dos pais, ensinar  as crianças a ligar para a casa. Elas devem saber indicar o endereço, o telefone e como realizar a chamada. Também é importante dizer à criança para não ter medo de procurar e informar a um policial que está perdida.

Perdendo a criança de vista, deve-se informar imediatamente a polícia. Os familiares também devem deixar alguém no último lugar que viram a criança, para, caso ela volte, encontre um conhecido. 

A delegada-titular do Sicride esclarece que a polícia deve ser comunicada do desaparecimento assim que o responsável perceber que a criança sumiu, não sendo necessário esperar um período mínimo. Para a polícia, as primeiras horas de desaparecimento são muito importantes para a investigação. Em Palmeira, as famílias podem entrar em contato com a delegacia pelo fone 3252-1202 ou diretamente com o Sicride, pelo telefone (41) 3224-6822, ou mesmo 190 da policia Militar.

Neste fim de semana acontece mutirão de exames práticos de direção em Ponta Grossa

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que neste sábado e domingo (19 e 20), ocorrerá um mutirão de exames práticos de direção em Ponta Grossa. Serão atendidos 800 candidatos à primeira habilitação na categoria B (automóveis).

“Nossos esforços serão ainda mais intensos para atender a demanda de exames práticos de direção. A intenção é que os testes sejam marcados no menor tempo possível após o termino das aulas teóricas e práticas nas autoescolas”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, a ampliação do número de vagas agiliza os processos e oferece mais comodidade aos usuários. Para participar o candidato precisa estar qualificado para esta etapa do processo e ter agendado previamente o teste em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Câmara dos Vereadores realizou Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na ultima terça-feira (15), a 24ª Sessão Ordinária de 2014. Contando com a presença de todos os vereadores, foram votados dois requerimentos, duas indicações, três projetos de lei em segunda votação e em regime de urgência com dispensa de análise das Comissões, e seis projetos de lei em primeira votação.

Foi aprovado em segunda discussão pela maioria, em regime de urgência com dispensa de análise das Comissões Permanentes, o projeto de lei proposto pelo Executivo Municipal que transfere R$ 350 mil do orçamento da Câmara, para a Prefeitura. A dotação será utilizada para a manutenção das estradas rurais e pontes do interior, como também em vias urbanas do município que foram gravemente prejudicadas pelas chuvas do ocorridas no mês de junho. Apenas um dos vereadores votou contra o projeto. 

Missas

Neste terceiro domingo do mês, dia 20 acontece a missa do quilo, às 8 horas e 19 horas na Igreja Matriz. Colabore doando alimentos que serão encaminhados pela Ação Social da Imaculada Conceição à famílias carentes de nossa paróquia. Mais uma oportunidade de praticarmos a caridade em nossa paróquia.

E nesta sexta feira, teremos santa missa nas comunidades do Turvo, às 17 horas, Guaraúna dos Borges, às 18h30 e às 19 horas em São Pedro.

Todos os sábados e domingos acontecem o baile das famílias no clube do Embalo Gaucho. Aos sábados com início às 23 horas e neste domingo dia 20 com início às 16 horas, além do Embalo Gaucho, tem a participação do grupo, os Pirilampos da cidade de Guarapuava. Todos são convidados a participarem.

No próximo domingo, dia 20, acontecera em Faxinal dos Quartins a festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas santa missa, ao meio dia almoço com filé, alcatra, frango, leitão, carneiro, e acompanhamentos. 14 horas inicio do bingo e leilão, no bingo os prêmios são fogão a gás, forno elétrico, tanquinho, batedeira, liquidificador, ferro elétrico, sanduicheira, faqueiro e muitos outros. Animação do grupo De-lhe vaneira. Proibido a presença de vendedores ambulantes e som automotivo.

Dia 20, acontece à festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela. Caso o mal tempo não permita a realização da missa campal, a mesma fica transferida para a Associação da Vila Rural. Hoje o segundo dia do tríduo às 19 horas na Associação da Vila Rural.  Domingo a partir de 13 horas, grande bingo no barracão da igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosa e sorteio da rifa, que está sendo vendida com membros da comunidade e no expediente paroquial ao preço de R$ 3,00.

As farmácias de plantão hoje são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, na Vila Rosa, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão à partir das 19 horas, apenas para casos de urgências e emergências 

 

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 17  de julho de 2014 (quinta-feira)

167ª  Edição.

Dia do Protetor da Floresta.

Confira as Manchetes:

- Você que vem sofrendo com problemas de falta de concentração, atenção, dificuldades de aprender ou esquece muito as coisas – hoje vamos falar sobre “Foco de Atenção”

- Já iniciaram as obras para construção do novo posto de saúde central

- Julho é o mês da quinta e última parcela do IPVA

- Agricultura Familiar terá acesso a R$ 100 milhões pelo Plano Safra

- Medida Provisória prorroga por mais 60 dias a Flexibilização da voz do Brasil

- Conheça e reconheça Palmeira – foi o tema abordado ontem no programa Família Paranaense

- Nas ocorrências policias: posse ilegal de arma de fogo e embriagues ao volante

Previsão do Tempo.

Uma nova frente fria avança rapidamente pelo sul do país, e o tempo volta a ficar instável no estado. Não se descarta chuvas com ventos fortes e descargas atmosféricas em nossa região. A temperatura mínima nesta madrugada foi de 11º e máxima prevista é de 23º. A quantidade de chuvas previstas para amanhã diminuiu, e apenas garoas isoladas e 4 milímetros de pluviosidade. Informações do Instituto Simepar. 

Resultado do concurso Nacional do qual o Sitio Minguinho participa será divulgado no próximo mês

O resultado do 27° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade será divulgado até o dia 15 de agosto conforme retificação publicada no Diário Oficial da União, 113, seção 03, página 15, datada de 16/06/2014. Havíamos anunciado que o resultado sairia no dia 15 deste mês.

Arnoldo Monteiro Bach, proprietário do Museu Sitio Minguinho, já manifestou uma satisfação imensa em ser selecionado para participar deste concurso.

SONORA ARNOLDO 17-07-2014

A edição de 2014 vai reconhecer às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, que este ano homenageia a arquiteta Lina Bo Bardi. Desde 1987, anualmente, ações de todas as regiões do país vêm recebendo o reconhecimento pelo trabalho de promoção, difusão, proteção e preservação do patrimônio cultural nacional.

Desde sua criação, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vem destacando a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural Brasileiro seja nas mais antigas manifestações culturais, nas antigas e modernas curvas da arquitetura nacional, ou em grandiosas paisagens arqueológicas e naturais. Junto a todas elas, muito além da atuação do poder público, está o olhar zeloso de inúmeros parceiros – sejam empresas, sejam comunidades, sejam organizações da sociedade civil – que se mobilizam para a preservação da cultura local.

Já iniciaram as obras para construção do novo posto de saúde central

As obras no novo posto de saúde central já estão em andamento. A nova unidade está sendo construída na esquina da rua Cel. Pedro Scherer com a Judite Sotta Malucelli, no Núcleo João Paulo II, e irá atender a demanda central de pacientes do município. Com mais espaço e com maior capacidade de atendimento, o novo prédio terá mais de 580m², alem de ter estrutura sustentável, com cisterna para reaproveitamento de água da chuva.

Além desta obra, outras seis localidades também devem ser beneficiadas com novas unidades. No bairro Rocio I, Núcleo Parque dos Papiros, Faxinal dos Quartins, Rocio II, Queimadas e Guarauninha, o que deve garantir uma descentralização dos atendimentos no centro da cidade.

Segundo informação repassada pelo prefeito Edir Havrechaki, as novas unidades deverão estar operantes no ano de 2015. “Com as novas unidades, aliadas a uma série de outras medidas que estão sendo tomadas pelo executivo, esperamos melhorar – e muito – os serviços de saúde prestados à população – completou o prefeito.

Medida Provisória prorroga por mais 60 dias a Flexibilização da voz do Brasil

A Medida Provisória de nº 648 foi renovada ontem (16), por mais 60 dias, em ato publicado pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros.

Com a prorrogação, as emissoras de rádio poderão flexibilizar a Voz do Brasil apenas em casos excepcionais e de interesse público, para isso deverá ser feita mediante ato da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Conheça e reconheça Palmeira – foi o tema abordado ontem no programa Família Paranaense

Os beneficiários do programa ‘Família Paranaense’, que se encontram semanalmente no CRAS central, participaram ontem (16) de uma palestra diferente. Vera Lucia de Oliveira Mayer, coordenadora de turismo se reuniu com aproximadamente 20 pessoas que participam do programa para a primeira apresentação do projeto: Conheça e Reconheça Palmeira, que visa despertar o olhar turístico para os pontos e equipamentos turísticos da cidade.

Carla Marcondes de Albuquerque, assistente social responsável pelo grupo, conta que a demanda do assunto surgiu dos próprios participantes, que em conversas periódicas nos encontros, solicitaram o tema turismo para uma das reuniões. Carla ressaltou ainda, que alguns passeios estão programados para o grupo, pra que possam conhecer alguns dos atrativos mostrados durante a palestra.

Julho é o mês da quinta e última parcela do IPVA

Os contribuintes paranaenses que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2014 têm até o fim do mês para quitar a quinta e última parcela. A data de pagamento varia de acordo com o número final da placa. Caso o tributo não seja quitado, há multa de 10% sobre o valor a ser pago no mês, além de juros de mora, com base na taxa de juros Selic. A partir de agosto, os valores pendentes, acrescidos das penalidades, terão de ser pagos somente em parcela única.

Além disso, os contribuintes em atraso com o IPVA não receberão o documento de licenciamento de veículos, que é obrigatório. Sem o licenciamento do exercício 2014, o veículo fica sujeito à retenção e ao pagamento de multa até a quitação do imposto, caso o motorista seja abordado em uma operação de fiscalização de trânsito.

Agricultura Familiar terá acesso a R$ 100 milhões pelo Plano Safra

Os produtores rurais da agricultura familiar deverão contratar mais crédito rural na safra 2014/15. A previsão é do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a notícia foi divulgada ontem (16), em uma web-conferência realizada com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fetaep (Federação dos trabalhadores na agricultura no Estado do Paraná) e Banco do Brasil, que reuniu 3 mil agentes de desenvolvimento rural para discutir o lançamento do novo Plano Safra 2014/15.

Somente no núcleo regional da Emater em Ponta Grossa, que engloba 18 municípios, foram liberados R$ 80 milhões na safra de 2013/14, esse ano a perspectiva é de que esse valor aumente e possa crescer na atual safra e superar a marca de R$ 100 milhões.

Todos os sábados e domingos acontecem o baile das famílias no clube do Embalo Gaucho. Aos sábados com início às 23 horas e neste domingo dia 20 com início às 16 horas, além do Embalo Gaucho, tem a participação do grupo, os Pirilampos da cidade de Guarapuava. Todos são convidados a participarem.

No próximo domingo, dia 20, acontecera em Faxinal dos Quartins a festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas santa missa, ao meio dia almoço com filé, alcatra, frango, leitão, carneiro, e acompanhamentos. 14 horas inicio do bingo e leilão. Animação do grupo De-lhe vaneia. Proibido a presença de vendedores ambulantes e som automotivo.

Hoje acontece pesagem de crianças na ASMOVIR, a partir das 14 horas. Todas as mães que fazem o acompanhamento mensal do peso de seus filhos, e as mães incluídas no programa do leite, são convidadas a participar.

Dia 20, acontece à festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela. A partir de hoje (17) inicia o tríduo às 19 horas na Associação da Vila Rural.  Domingo a partir de 13 horas, grande bingo no barracão da igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosa e sorteio da rifa, que está sendo vendida com membros da comunidade e no expediente paroquial ao preço de R$ 3,00.

Missas

Hoje teremos missa às 18 horas em Guarauninha. E no próximo domingo, o terceiro do mês, você é convidado a doar um quilo de alimento não perecível, nas missas das 8 e das 19 horas. Os alimentos serão encaminhados a Ação Social Imaculada Conceição, e posteriormente serão entregues às famílias carentes.

Obras na Serra do Purunã exigem atenção dos motoristas.

A CCR RodoNorte iniciou, nesta semana, mais um ponto de obras para reconstrução do pavimento na BR 277, na região de São Luiz do Purunã. Os trabalhos são realizados no sentido Curitiba, mais precisamente na descida da Serra, a partir do quilômetro 130. Da mesma forma que nas intervenções a partir do quilômetro 137, onde é realizada a Operação Contrafluxo, as obras consistem em escavações profundas (de até 1,5 metro) para realização de reparos desde o subleito da rodovia.

Por isso, os motoristas que seguem em direção à capital devem encontrar lentidão no local e precisam seguir a sinalização, já que a obra não pode ser fechada para passagem dos veículos – mesmo em horários de pico. A concessionária orienta os motoristas para que consultem as condições de tráfego, e se possível, antecipem sua viagem.

Ocorrências do Corpo de Bombeiros


Ontem (16) a equipe do Corpo de Bombeiros de Palmeira atendeu a três ocorrências, às 12h49 acidente em meio de transporte - Queda de moto na Rua Nossa Senhora do Rocio, no Rocio I. JUCILENE DOS SANTOS, 30 anos, foi conduzida ao Posto de Saúde Municipal.   

Às 16h10 atendimento de problema clínico na Avenida Sete de Abril, no Pátio do Fórum. IVETE DOS SANTOS, 30 anos, foi conduzida à Santa Casa.

Às 17h45 novo atendimento de problema clínico, na Rua Dom Alberto Gonçalves, no Rocio I em frente ao campo do Palmeira. MARIA AUGUSTINHA DA SILVA, 56 anos, foi conduzida à Santa Casa.

Polícia Militar

OCORRÊNCIA 

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

DATA

16/07/2014

HORÁRIO 

LOCAL 

CENTRO

DESCRIÇÃO:

Após solicitação de um cidadão relatando que um outro veículo acabara de colidir com seu veiculo GM Prisma que estava estacionado, sendo que o condutor do veiculo Ford Scort   aparentava sinais visíveis de embriaguez, como andar cambaleante,olhos avermelhados,fala alterada. Foi encontrado no interior do veiculo latas de cervejas, sendo então pedido para que o mesmo realizasse o teste etílometro,sendo que ele se negou. Neste momento foi conduzido até a delegacia de Policia Civil de Palmeira para procedimentos cabíveis. O veiculo foi notificado e conduzido até o pátio da Policia Militar.

OCORRÊNCIA 

POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

DATA

16/07/2014

HORÁRIO 

21h30min

LOCAL 

COLONIA DO LAGO

DESCRIÇÃO:

Às 21h30min após denuncia anônima foi realizado abordagem em um grupo de pessoas que estavam acampadas as margens do Rio Tibaji, Colônia do Lago, durante a revista no veículo VW Parati, foi localizado uma carabina calibre 22 marca Magtech contendo 28 (vinte e oito) munições intactas. Um dos abordados assumiu ser o proprietário da carabina a das munições e recebeu voz de prisão, sendo conduzido juntamente com a arma até a 40ª DRP para as providências. Com os demais abordados nada foi localizado.

As farmácias de plantão hoje são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, na Vila Rosa, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão à partir das 19 horas, apenas para casos de urgências e emergências 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 16  de julho de 2014 (quarta-feira)

166ª  Edição

Dia do Comerciante.

Confira as Manchetes:

-Procuradoria Regional Eleitoral propôs 13 ações de impugnação de candidatos no Estado

- Conselho de Segurança elege nova diretoria

- Vem aí o 20º Rodeio Crioulo da Integração em Palmeira

- Eleitor já pode realizar cadastramento para votar em trânsito

- Divida com a União tem prazo prorrogado para liquidação ou parcelamento dos débitos.

- Deputados aprovam redução da contribuição previdenciária para domésticos.

Previsão do Tempo:

Uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável, a nebulosidade apresenta-se principalmente variável na metade sul do estado, e há condição de chuvas em áreas isoladas. Contudo, as temperaturas à tarde se elevam um pouco no estado, ficando mais quente na faixa oeste e norte. Em Palmeira a mínima foi de 13º e a máxima pode chegar aos 22º. Não deve chover durante o dia de hoje e amanhã, e ainda continuam as previsões de chuva para sexta feira, segundo o Instituto Simepar.  

20º Rodeio Crioulo da Integração em Palmeira

Dentro do mês de agosto teremos em Palmeira a 20ª edição do Rodeio Crioulo da Integração no Parque de Rodeios Caminhos das Tropas. A realização é da União Tradicionalista de Palmeira, com o apoio da Prefeitura Municipal. Um grande público deve participar durantes os três dias de evento, que inicia na sexta-feira dia 15 com João Luiz Correa animando o baile. No sábado prossegue com provas e a animação do grupo Marcação. No domingo, dia 17 o encerramento e a entrega da premiação. Informações (42) 9928 – 3095.

Conselho de Segurança elege nova diretoria.

Ontem a noite, na sede do Rotary Clube, aconteceu reunião do CONSEG, o Conselho de Segurança do Município de Palmeira. Na pauta da reunião, além do habitual, estava previsto a eleição de nova diretoria, e a apresentação de chapas para compor os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários e primeiro e segundo tesoureiros.

A participação dos membros natos e dos conselheiros foi satisfatória. Não havendo nenhuma chapa inscrita, foram indicados os nomes para compor a nova diretoria para o próximo biênio que foi aclamado pelos demais participantes.

Ficando assim composta.

Presidente: Maria Isabel Correa

Vice Presidente: Moacir Luis Guchert

1º Secretária: Carla Marcondes de Albuquerque

2º Secretária: Gracieli Aparecida Riffert

1º Tesoureiro: Diogo Camargo

2 Tesoureiro: Eva Reis Wisbiski

Na Reunião do mês de agosto, a nova diretoria será empossada, e acontece no bairro da Vila Rosa, como já foi comentado anteriormente, por se tratar de uma reunião itinerante.

Eleitor já pode realizar cadastramento para votar em trânsito

O eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno do pleito geral, poderá requerer o benefício nos cartórios eleitorais até o dia 21 de agosto. O voto em trânsito permite que o cidadão que esteja viajando, vote em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República. Para poder votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. É preciso levar um documento oficial com foto no dia da solicitação do serviço à Justiça Eleitoral. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

Procuradoria Regional Eleitoral propôs 13 ações de impugnação de candidatos no Estado 

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Paraná propôs 13 ações de impugnação contra registros de candidatura nas eleições 2014 para cargos eletivos majoritários e proporcionais. Foram avaliados os 1.030 candidatos que requereram registro para o pleito perante a Justiça Eleitoral.

Entre os 13 listados pela Procuradoria aparece o nome de Altamir Sanson, candidato a Deputado Estadual pelo PSC. Altamir teve contas julgadas irregulares por decisão da Câmara de Vereadores de Palmeira. Os candidatos que tiveram seus registros impugnados têm sete dias, a contar da notificação do TRE, para apresentar suas contestações. Depois disso, a Justiça Eleitoral tem 72 horas para decidir se homologa ou não as candidaturas

1. SONIA MOREIRA MOLINA SAPATA - PV - DEPUTADA FEDERAL -
INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "O" DA LC 64/90 (demitida a bem do serviço público pela Prefeitura Municipal de Maringá).

2. BERNARDO GUIMARÃES RIBAS CARLI - PSBD - DEPUTADO ESTADUAL INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "J" DA LC 64/90 (condenado por captação ou gasto ilícito de recursos de campanha pelo TRE/PR - art. 30-A da Lei das Eleições) 

3. HUSSEIN BAKRI - PSC - DEPUTADO ESTADUAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "G" DA LC 64/90 (contas julgadas irregulares por decisão da Câmara de Vereadores de União da Vitória - Decreto Legislativo 15/2011)

4. ALTAMIR SANSON - PSC - DEPUTADO ESTADUAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "G" DA LC 64/90 (contas julgadas irregulares por decisão da Câmara de Vereadores de Palmeira - Decreto Legislativo 576/2013)

5. LUIZ EDUARDO CASAGRANDE - PSC - DEPUTADO ESTADUAL -
INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "L" DA LC 64/90 (condenado em ação civil pública por ato doloso de improbidade administrativa que importou lesão ao erário)

6. CELSO LUIZ SOARES ROCHA - PRP - PRIMEIRO SUPLENTE DE SENADOR - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "G" DA LC 64/90 (contas julgadas irregulares pelo TCE/PR e pelo TCU relativas a convênios firmados quando era Prefeito de Fazenda Rio Grande/PR)

7. JOSÉ AUGUSTO FELIPPE - PSD - DEPUTADO ESTADUAL – INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "J" DA LC 64/90 (condenado por captação ou gasto ilícito de recursos de campanha pelo TRE/PR - art. 30-A da Lei das Eleições)

8. JOSÉ BAKA FILHO - PDT - DEPUTADO FEDERAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "G" DA LC 64/90 (contas julgadas irregulares pelo TCE/PR relativa a convênios firmado quando era Prefeito de Paranaguá/PR)

9. SIGILOSO

10. ALMIR BATISTA DOS SANTOS - PTB - DEPUTADO ESTADUAL -
INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "G" DA LC 64/90 (contas julgadas irregulares pelo TCE/PR relativa a transferência voluntária)

11. ADEMAR COSTA - PDT - DEPUTADO ESTADUAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "E" DA LC 64/90 (condenado criminalmente por estelionato, estelionato majorado, formação de quadrilha, corrupção ativa em três ações penais transitadas em julgado - uma ou duas se referem ao caso Banestado - ele era o contador)

12. OSCAR MOREIRA - PTN - DEPUTADO ESTADUAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "E" DA LC 64/90 (condenado criminalmente por formação de quadrilha e receptação com decisão transitada em julgado)

13. ALECSANDRO DE ANDRADE CAVALCANTE - PT - DEPUTADO ESTADUAL - INELEGIBILIDADE ART. 1, I, "O" DA LC 64/90 (demitido a bem do serviço público do IML do Paraná).

Dívida com a União tem prazo prorrogado para liquidação ou parcelamento dos débitos.

O governo federal prorrogou o prazo para que produtores rurais com operações de crédito inscritas na Dívida Ativa da União (DAU) paguem ou parcelem seus débitos. Agora, os pagamentos poderão ser renegociados até 31 de dezembro de 2015.

Para obter o benefício, o interessado deve procurar a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ou o Banco do Brasil. Só por meio das duas instituições será possível formalizar o pedido, obtendo descontos sobre o valor ou prazos mais longos para a quitação dos débitos.

Deputados aprovam redução da contribuição previdenciária para domésticos

Projeto de lei que reduz para 6% a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos foi aprovado hoje, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. De origem do Senado, o projeto poderá seguir para sanção presidencial se não houver recurso para que seja apreciado pelo plenário da Câmara. Atualmente, os empregadores recolhem 12% e o índice de recolhimento do trabalhador doméstico varia de 8% a 11%. A proposta vinha sendo colocada em pauta de votação na Câmara há algum tempo, mas não era apreciada porque os governistas são contrários à matéria. Com isso, tudo indica que haverá recurso para que o texto seja discutido pelo plenário da Câmara

Todos os sábados e domingos acontecem o baile das famílias no clube do Embalo Gaucho. Aos sábados com início às 23 horas e neste domingo dia 20 com início às 16 horas, além do Embalo Gaucho, tem a participação do grupo, os Pirilampos da cidade de Guarapuava. Todos são convidados a participarem.

Acontecerá na próxima semana o I Encontro de Políticas sobre Drogas em Palmeira. Será na quarta feira (23) às 13h30 no Cine Teatro. O evento é aberto ao público. Durante a próxima semana, estaremos divulgando em nossa programação, mais detalhes deste evento. Drogas, diga não.

No próximo domingo, acontecera em Faxinal dos Quartins, festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas, santa missa, meio dia almoço, com filé, alcatra, frango, leitão, carneiro arroz, maionese e saladas e às 14 horas, inicio do bingo e leilão e outros divertimentos. Haverá uma bem montada cozinha com doces e salgados, além de bebidas e música ao vivo com o grupo De-lhe vaneia. Haverá seguranças no local, e está proibida a presença de vendedores ambulantes e som automotivo.

Dia 20, acontece à festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela e tríduo á partir desta quinta feira (17) às 19 horas, na Associação da Vila Rural.  Às 13 horas, inicia o grande bingo, que será no barracão da igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosa com diversos prêmios. Sorteio da rifa, que está sendo vendida com membros da comunidade e no expediente paroquial ao preço de R$ 3,00.

Haverá uma bem montada cozinha com bolo, pastel, sonho, e coxinha alem de bebidas e um de delicioso quentão. Participe e prestigie a Comunidade de Nossa Senhora Rosa Mística que desde já agradece.

Missas

Hoje, é o dia de Nossa Senhora do Carmo. Haverá benção e imposição de escapulários nas duas celebrações da novena na Matriz, as 15 e às 19h30. E a Livraria da Imaculada está comunicando que estarão vendendo escapulários antes das missas na igreja e no expediente.

Hoje teremos também celebração de missa, às 17h30min em Volta Grande com Ícone de Nossa Senhora. Lembramos que no próximo domingo, o terceiro do mês, acontece a missa do quilo, as 8 e 19 horas na Matriz. Todas as famílias são convidadas a doarem alimentos não perecíveis, que posteriormente serão entregues as famílias carentes através da Ação Social Imaculada Conceição.

Policia Militar

OCORRÊNCIA 

DIREÇÃO PERIGOSA DE VEICULO/ DESOBEDIÊNCIA

DATA

15/07/2014 (Terça-feira)

HORÁRIO 

11h55min

LOCAL 

R XV de Novembro

DESCRIÇÃO:

Em patrulhamento foi avistado a motocicleta marca Honda/CG com dois ocupantes em atitude suspeita, dado voz de abordagem com sinal luminoso e sonoro, tal abordagem não foi acatada pelo condutor, que evadiu-se em alta velocidade, avançando preferenciais, colocando em risco a sua vida e de terceiros. Feito acompanhamento da motocicleta, sendo logo após localizado os mesmos a pé, perguntado da motocicleta informaram o local que haviam deixado-a. Foi identificado o passageiro da motocicleta que foi liberado no local, o condutor da motocicleta (21 anos) foi encaminhado à 40º DRP por direção perigosa e desobediência.

As farmácias de plantão hoje são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, na Vila Rosa, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão à partir das 19 horas, apenas para casos de urgências e emergências

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 15  de julho de 2014 (terça-feira)

165ª  Edição

Confira as Manchetes:

- Hoje acontece eleição da diretoria do CONSEG

- AMCG promove mais um concurso de fotografias 

- Vereadores mirins visitam a Assembléia Legislativa 

- Conselho gestor da área de proteção ambiental discute sobre manejo da escarpa devoniana.

- Começa hoje o pagamento do PIS/PASEP 2014.

- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deve divulgar hoje o resultado do concurso do qual o Museu Sítio Minguinho esta concorrendo.

-Hospital Universitário de Ponta Grossa passa a atender emergências  

Previsão do Tempo:

Uma massa de ar seco e ligeiramente frio mantém o tempo estável em todas as regiões paranaenses no decorrer da terça-feira. O sol  deixa o tempo agradável no período da tarde. Os índices de umidade relativa do ar continuam baixos na maior parte do estado no período de maior aquecimento. A mínima hoje foi de 11º e a previsão é que a máxima possa chegar aos 21º. A previsão de chuvas permanece apenas para a sexta feira. 

AMCG promove mais um concurso de fotografias 

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) abre amanhã, dia 16 de julho, as inscrições para a 4ª edição do Concurso de Fotografias “Imagens dos Campos Gerais”. Este ano o tema abordado será a Gastronomia da região. O prazo para as inscrições segue até o dia 22 de setembro. Elas podem ser feitas na sede da AMCG – na Rua Ataulfo Alves, 351 no Jardim América – em Ponta Grossa e também nas secretarias de Cultura dos 18 municípios associados à entidade. O regulamento do concurso esta disponível no site www.amcg.com.br.


Parlamento jovem de Palmeira visita a Assembléia Legislativa do Estado. 

O grupo de nove parlamentares jovens do município de Palmeira esteve na Assembléia Legislativa do Estado ontem (14). Eles realizaram uma visita guiada, acompanharam a sessão plenária e também conversaram com o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni. O criador do projeto o vereador Mario Wieczorek (PP), acompanhou o grupo. Ele explicou que nessa primeira legislatura jovem, quatro projetos propostos já foram sancionados pelo prefeito e que a experiência tem sido boa para a juventude do município.

Entre os projetos apresentados pelo Parlamento Jovem e sancionados pelo prefeito estão: a coleta especial e destinação correta do lixo eletrônico e também a higienização das areias de parques e praças para evitar contaminação. 

Começa hoje o pagamento do PIS/PASEP 2014.

A partir de hoje (15) já é possível sacar o abono do PIS e do PASEP em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Os cadastrados no sistema há pelo menos cinco anos e que tenham recebido até dois salários mínimos nos meses trabalhados, têm direito a um salário mínimo, que corresponde a R$ 724.

Para sacar esse dinheiro, é necessário apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/PASEP. Para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento é feito conforme a data de aniversário dos contribuintes.

Para quem recebe diretamente no caixa, os nascidos no mês de julho recebem a partir de hoje, quem nasceu em agosto, recebe a partir do dia 22 de julho, e assim sucessivamente, para cada mês, acrescenta uma semana na data do pagamento, e o último dia para se retirar o abono, é dia 30 de junho de 2015.

Hospital Universitário de Ponta Grossa passa a atender emergências  

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, agora passa a prestar atendimentos de urgência e emergência. A Unidade de Emergências Referenciadas foi aberta ontem (14), coincidindo com o início do ano letivo 2014/2015 do curso de Medicina da UEPG. São quatro leitos para recepção de pacientes e mais oito para observação, com investimento de cerca de 300 mil reais em equipamentos, além da contratação dos médicos plantonistas.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deve divulgar hoje o resultado do concurso do qual o Museu Sítio Minguinho esta concorrendo

Hoje será divulgado o resultado do concurso promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do qual, o Museu Sítio Minguinho, de propriedade de Arnoldo Monteiro Bach, esta concorrendo na etapa nacional da 27ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria – Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.

O diferencial deste museu, é que ele fez parte do cotidiano das pessoas, é tudo muito simples e as pessoas interagem com ele, destaca Arnoldo, que ficou muito surpreso ao ser selecionado para participar do concurso.

Sonora Arnoldo 15-07-2014

Hospital do Rocio inaugura em Campo Largo com 1.200 leitos para o SUS

Com uma estrutura de 53 mil m², construído em uma área de 4 alqueires, o novo Hospital do Rocio, em Campo Largo, terá o maior hospital, que hoje já recebe pacientes de todas as regiões do país, ampliará sua atuação, disponibilizando ao SUS seus 1.200 leitos. Serão 856 quartos de enfermaria com dois leitos cada e 39 suítes. Ainda, 200 leitos de UTI adulto e 105 neonatais. O Hospital do Rocio já é, atualmente, referência em atendimento de gestação de risco e cirurgia cardíaca pediátrica e neurocirurgia.

Conselho gestor da área de proteção ambiental discute sobre manejo da escarpa devoniana

A terceira reunião ordinária do conselho gestor da área de proteção ambiental (APA) da Escarpa Devoniana reuniu cerca de 70 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil e os 40 conselheiros da APA para discutir o tema na última sexta-feira (11) em Palmeira.

Criada em 1992, a Área de Proteção Ambiental passa por alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba, além de Porto Amazonas, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguaraíva e Sengés. A área tem mais de 400 milhões de anos e aproximadamente 400 mil hectares, formando vales e cânions, entre eles o do Guartelá. Em Palmeira a afloração rochosa mais evidente e de maior conhecimento e exploração econômica através do turismo, fica na localidade do Cercado, no paredão de Nossa Senhora das Pedras, onde teremos a tradicional festa no próximo dia 03 de agosto.

Segundo Luiz Alfredo Slusarz, secretário municipal do meio ambiente e um dos idealizadores do encontro, a escarpa pode ser explorada economicamente, desde que a proposta seja apresentada para o conselho e a mesma seja aprovada e incluída no plano de manejo da área de proteção. Ainda nesta semana estaremos conversando com o secretario, sobre a exploração desta área preservada.

No próximo domingo, acontecera em Faxinal dos Quartins, festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas, santa missa, meio dia almoço, com filé, alcatra, frango, leitão, carneiro arroz, maionese e saladas e às 14 horas, inicio do bingo e leilão e outros divertimentos. Haverá uma bem montada cozinha com doces e salgados, além de bebidas e música ao vivo com o grupo De-lhe vaneia. Haverá seguranças no local, e está proibida a presença de vendedores ambulantes e som automotivo.

Acontecerá na próxima semana o I Encontro de Políticas sobre Drogas em Palmeira. Será na quarta feira (23) às 13h30 no Cine Teatro. O evento é aberto ao público. Durante a próxima semana, estaremos divulgando em nossa programação, mais detalhes, inclusive com participação no noticiário P-7. Drogas, diga não.

Dia 20, acontece à festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela e tríduo á partir desta quinta feira (17) às 19 horas, na Associação da Vila Rural.  Às 13 horas, inicia o grande bingo, que será no barracão da igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosa com diversos prêmios. Sorteio da rifa, que está sendo vendida com membros da comunidade e no expediente paroquial ao preço de R$ 3.

Haverá uma bem montada cozinha com bolo, pastel, sonho, e coxinha alem de bebidas e um de delicioso quentão. Participe e prestigie a Comunidade de Nossa Senhora Rosa Mística que desde já agradece.

Hoje se reúne às 20 horas, na comunidade de Santa Rita de Cássia nos Papirus, o Grupo do Amor Exigente. O Encontro terá explanação do 7° Princípio, que é: Tomar atitude precipita a crise, e o tema de hoje, é o medo que leva a pessoa a não participar do grupo, ou que não deixa a pessoa tomar uma atitude positiva sobre os seus problemas. Hoje será a terceira reunião a respeito desse princípio, e a palestra fica a cargo da Marília e Eliane. Todo o grupo é convidado a comparecer, mas a coordenação lembra que o encontro é aberto a todas as pessoas que queiram conhecer os trabalhos do Amor Exigente, que as portas estão abertas e sua presença será uma alegria. Participe do grupo você também, o grupo está pronto para acolher a todos. Lembrando hoje às 20 horas na comunidade Santa Rita de Cássia, no Papirus 

Amanhã, é dia de Nossa Senhora do Carmo. Haverá benção e imposição de escapulários nas duas celebrações da novena na Matriz, as 15 e às 19h30. E a Livraria da Imaculada está comunicando que estarão vendendo escapulários antes das missas na igreja e no expediente.

As farmácias de plantão hoje são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, na Vila Rosa, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão à partir das 19 horas, apenas para casos de urgências e emergências

 

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 14  de julho de 2014 (segunda-feira)

164ª  Edição

Dia Mundial do Hospital, dia Internacional da Liberdade e dia do Propagandista.

Confira as Manchetes:

- Palmeirense preside a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes dos Campos Gerais

- Associação de Damas dos Campos Gerais empossa nova diretoria.

- Candidatos têm discursos prontos para seduzir o eleitor.

- Conab prevê safra de quase 200 milhões de toneladas no Brasil.

- Insulina inalável vai reforçar o controle do diabetes.

- Amanhã acontece eleição do CONSEG

Previsão do tempo:

A semana inicia com tempo estável em todas as regiões paranaenses, devido ao predomínio de uma massa de ar seco na nossa região o tempo segue muito seco, com índices de umidade relativa do ar baixos. Hoje a mínima foi de 11º e a máxima é de 20 º. Durante os próximos dias o tempo não muda, e as temperaturas permanecem variando entre 11 e 24º sem previsões de chuva. 

Associação de Damas dos Campos Gerais empossa nova diretoria

Josiane Blum, a primeira dama de Carambeí, foi eleita presidente da Associação de Damas dos Campos Gerais (ADCG) em reunião que empossou nova diretoria na última sexta-feira (11) em Jaguariaíva. Como presidente, Cleis Selski, de Ipiranga e como secretária, a primeira-dama de Palmeira Ana Paula Havrechacki.

Entre as ações já programadas, campanhas de conscientização da saúde do homem e da mulher, além da participação efetiva no concurso de Fotografias e na Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, eventos já realizados pela AMCG.

CONSEG

O Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG de Palmeira, através do 2º Sargento Marcos Guera - Policia Militar (Presidente da Comissão Organizadora) publicou edital de convocação para a realização de eleição da sua diretoria, que ocorrerá amanhã, dia 15 de julho de 2014.

A nova diretoria que será empossada na reunião ordinária do mês de agosto de 2014, permanecerá por um período de dois anos consecutivos. Para concorrer, as chapas deverão ser apresentadas por requerimento, protocolado junto à comissão organizadora, até 15 minutos antes do inicio da reunião ordinária, que será realizada a partir das 18h30min na sede do Rotary Club de Palmeira.

Poderão votar e ser votados, os membros efetivos do CONSEG, sob a fiscalização dos membros natos. As chapas deverão ser compostas por: Presidente, Vice- Presidente, 1º secretario, 2º secretario, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e Conselho de Ética e Disciplina. Caso apenas uma chapa esteja inscrita, a eleição se dará por aclamação.

Segundo Moacir Guchert, atual presidente, o principal objetivo do CONSEG é integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população, bem como definir as prioridades na segurança publica do município. Amanhã neste horário, estaremos conversando com membros do CONSEG, sobre a eleição e o trabalho que vem sendo realizado.

Palmeirense preside regional da Abrasel Campos Gerais

Em evento acontecido na segunda-feira passada (7), no restaurante Balaio’s, em Palmeira, aconteceu a posse da primeira diretoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Campos Gerais. Rosane Radecki de Oliveira, chef do restaurante Girassol, assumiu a presidência da regional, juntamente com demais integrantes da diretoria. 

Prestigiando a posse da diretoria da Abrasel regional, o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, falou aos presentes sobre o desenvolvimento do município e do potencial turístico local, citando atrativo como Witmarsum, onde já está estabelecida uma estrutura para recepção de visitantes.

A regional Campos Gerais da Abrasel congrega proprietários de estabelecimentos de Palmeira, e mais dezessete cidades da região, mais uma vez nosso município esta sendo destaque, desta vez pela gastronomia.

Conab prevê safra de 193,8 milhões de toneladas no Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou na semana passada as previsões para a safra brasileira de grãos em 2013/14. O país deve colher 193,8 milhões de toneladas, índice 2,8% superior ao consolidado no ciclo anterior e 0,15% maior do que a estimativa de junho. Os números foram divulgados no décimo levantamento de produção, válido para o mês de julho. Houve ajuste para cima nas previsões para soja, milho e trigo do Brasil. No caso da oleaginosa a produção será de 86,2 milhões de toneladas, 5,9% mais do quem em 2012/13. O número também é 0,4% maior do que a estimativa de junho.

Para o milho a estimativa é de 78,2 milhões de toneladas, considerando as duas safras. Há retração de 4% em relação ao ciclo anterior, mas a estatal elevou em 0,4% a previsão na comparação com a safra anterior.

No caso do trigo a projeção foi elevada em 0,4% ante o relatório anterior. O país deve colher 7,4 milhões de toneladas do cereal, avanço de 34,5% em comparação ao inverno passado.

Candidatos têm discursos prontos para seduzir o eleitor

A Copa do Mundo terminou e no calendário de grandes eventos do ano, olha-se agora para as eleições de outubro. A mudança de foco, porém, não deverá ser abrupta. Os próprios comitês dos candidatos reconhecem que serão necessários alguns dias para curar a ressaca pós-mundial e transformar o torcedor em potencial eleitor. A propaganda no rádio e na televisão, que marca a fase quente da campanha, só começa no dia 19 de agosto, mas o grosso do discurso de cada candidato já está desenhado.

Até o início do horário eleitoral, os três principais postulantes ao governo do Paraná – o atual governador Beto Richa (PSDB) e os senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) – vão usar a campanha na rua e na internet para seduzir o eleitor. As táticas de sedução de cada um dos candidatos começam a ser desvendadas no nome dado a cada coligação.

Os 17 partidos que apoiam Beto Richa estão unidos sob a denominação “Coligação Todos pelo Paraná”. O conceito por trás do nome da coligação de Gleisi também é claro. Os cinco partidos que apóiam a candidata petista estão unidos na “Paraná Olhando para a Frente. Já a coligação de Requião foi nomeada como “Paraná com governo”.

Penduricalhos” elevam remuneração no MP e TJ

O auxílio-moradia para membros do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) e do Ministério Público Estadual (MP) é considerado por especialistas como um dos “penduricalhos” que integrantes do poder público vêm agregando à remuneração mensal para aumentar o rendimento. Desde 1998, as carreiras públicas devem receber a remuneração em parcela única, sem adicionais, prêmios ou outras verbas semelhantes.

Insulina inalável vai reforçar o controle do diabetes

Deixar de lado as molestas agulhas que acompanham os diabéticos por muito tempo pareceu um sonho. Agora, está prestes a se tornar realidade, pelo menos parcialmente. Aprovada recentemente pela Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA), a insulina inalada aparece como uma nova opção para o controle de açúcar no sangue em pessoas que sofrem do tipo 1 da doença, e como um alento a quem tem real pavor às injeções diárias. Nos EUA, a venda do medicamento, que ganhou o nome comercial de Afrezza, deve iniciar no próximo ano. Por aqui, a expectativa é que, a partir de 2016, possa ser encontrada nas farmácias.

Para o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), a aprovação do órgão americano representa um avanço no tratamento da doença. Entretanto, ela não livra totalmente os pacientes das temidas injeções, já que existem dois tipos delas, e o novo medicamento substitui apenas um.

A Associação de Surdos de Palmeira convida as pessoas surdas, familiares e demais interessados para encontro que será realizado hoje, dia 14/07/2014 às 19 horas. No encontro, além da confraternização, haverá apresentação da professora Talícia do Carmo Galan Kuhn, sobre Ensino de Libras nas Engenharias. A professora Talícia é intérprete no ensino universitário e pesquisadora na área de Língua Brasileira de Sinais.

O evento é gratuito e ocorrerá na sede da Associação de Surdos de Palmeira, à Avenida 7 de Abril, 1033.

No próximo domingo, acontecera em Faxinal dos Quartins, festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas, santa missa, meio dia almoço, e às 14 horas, inicio do bingo e leilão.

Também no dia 20, acontece a festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela. Às 14 horas, inicia o grande bingo, com diversos prêmios. Participe e prestigie a Comunidade de Nossa Senhora Rosa Mística na Vila Palmeirinha.

Convite para Missa

A família do Sr. João Maria Seixas da Silva, agradece pelo apoio recebido em virtude do seu falecimento e convida para missa de 7º dia que será realizada na segunda feira, dia 14, na comunidade de Rincão do Coxo, na Capela do Divino Espírito Santo às 19 horas. Por mais este ato de fé, os familiares do Sr. João Maria Seixas da Silva agradecem.

No dia 16 de julho, próxima quarta feira é dia de Nossa Senhora do Carmo. Haverá benção e imposição de escapulários nas duas celebrações da novena na Matriz, as 15 e às 19h30. E a Livraria da Imaculada está comunicando que estarão vendendo escapulários antes das missas no expediente e na igreja 

Ocorrências do Corpo de Bombeiros

No sábado (12), o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de agressão às 16h50, na Rua Antonio Vitorino Viana, na Vila Rural, o Sr. José Pietrala Neto, de 48 anos, teve ferimentos considerados leves e após receber o pré-atendimento foi conduzido ao Hospital Santa Casa.

Policia Militar

OCORRÊNCIA 

ROUBO

DATA

08/07/2014

HORÁRIO 

22h30min

LOCAL 

RUA JACOB STADLER

DESCRIÇÃO:

Equipe foi abordada por um segurança particular, o qual relatou que sua cliente teria sofrido um roubo e descreveu sendo dois indivíduos, que estariam em fuga. Equipe abordou os indivíduos, sendo localizado em posse de um dos abordados, um celular, produto do roubo.  Após contato com a mãe da vítima, relatou que sua filha andava pela rua e percebeu que os dois indivíduos estavam seguindo e rapidamente um deles empurrou-a e outro a derrubou, tomando o celular de sua mão. Ambos foram reconhecidos pela vítima. Equipe conduziu os indivíduos até a delegacia para procedimentos cabíveis.

As farmácias de plantão hoje são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, na Vila Rosa, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Madre Tereza de Calcutá, na Vila Maria atende o plantão à partir das 19 horas, apenas para casos de urgências e emergências

 

 

 

 

 

 

 

Noticiário P-7 do dia 12  de julho de 2014 (sábado)

163ª  Edição

Dia do Engenheiro Florestal.

Confira as Manchetes:

- Clube dos Tigrões completa 50 anos, de fundação

- Sancionadas leis contra a Poluição Sonora e Visual 

- Já está circulando mais uma edição do Jornal Gazeta de Palmeira

- Sicredi anuncia novidade para a juventude

- Estatuto da criança e adolescente comemora 24 anos – e o Conselho Tutelar destaca a sua importância

Previsão do Tempo

Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. À tarde deveremos ter sol com diminuição de nuvens. A máxima não passa dos 18°. Não há previsão de chuva para este fim de semana. 

Clube dos Tigrões completa 50 anos, de fundação.

Ainda nos anos 60, alguns sócios da Juventude Atlética Palmeirense, (JAP) e que também eram assíduos frequentadores do clube Palmeirense, resolveram fundar um clube que trabalharia com fins filantrópicos, foi assim que na data de 12 de julho de 1964, há exatamente 50 anos nascia o Clube dos Tigrões.

No dia 4 de novembro de 1966, houve a eleição do primeiro presidente do clube. No dia 2 de dezembro de 1966 às 20 horas foi realizada a reunião de posse da primeira diretoria, e Walfrido Pedro de Bastos foi eleito o primeiro diretor do Clube dos Tigrões. Hoje a diretoria do Clube dos Tigrões, está a cargo de Fábio Passoni, que com a ajuda de amigos, mantém a tradição de filantropia de um dos mais importantes Clubes de Palmeira, favorecendo sempre a quem realmente precisa. Parabéns a todos que mantém esta história em nossa cidade.

Sancionadas leis contra a Poluição Sonora e Visual.

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na última terça-feira (09), a 23ª Sessão Ordinária de 2014, na oportunidade o vereador Eliezer Borcoski discorreu sobre dois projetos de lei de sua autoria que foram sancionados pelo prefeito Edir Havrechaki. Ele agradeceu ao prefeito como aos demais vereadores por aprovarem tanto a lei que regulamenta a propaganda sonora no município, quanto à relacionada com a pichação. Ele salientou que em ambas as leis sancionadas pelo prefeito, se fiscalizado de maneira adequada, teremos uma cidade com menos poluição sonora e visual.

Já está circulando a edição 1327 de Jornal Gazeta de Palmeira

O Jornal Gazeta de Palmeira deste fim de semana traz como principais manchetes;

- Três políticos de Palmeira requerem registro de candidaturas para deputado;

- Transferência orçamentária para recuperar estradas;

- Cabanha Tesourão é tricampeã nacional de criador e expositor;

- Museu Sítio Minguinho participa de concurso nacional;

- Repasse do PM para Palmeira este ano deve superar R$ 17 milhões;

- Praças e Rua Conceição recebem novo sistema de monitoramento por câmeras;

Essas e outras notícias, você confere no Jornal Gazeta de Palmeira.

A secretaria de saúde comunica que os pacientes que tinham consultas agendadas para o dia 14 com a Doutora Taisa no Hiperdia, foram transferidos para atendimento no dia 15 de julho, terça-feira, no período da tarde. Duvidas, entre em contato com a Secretaria pelo fone 3909 5100

A Associação de Surdos de Palmeira convida as pessoas surdas, familiares e demais interessados para encontro que será realizado nesta Segunda-feira, dia 14/07/2014 às 19 horas. O encontro estava programado para hoje, inclusive foi divulgado aqui no Noticiário P-7, mas foi transferido.

No encontro, além da confraternização, haverá apresentação da professora Talícia do Carmo Galan Kuhn, sobre Ensino de Libras nas Engenharias. A professora Talícia é intérprete no ensino universitário e pesquisadora na área de Língua Brasileira de Sinais.

O evento é gratuito e ocorrerá na sede da Associação de Surdos de Palmeira, à Avenida 7 de Abril, 1033.

No próximo dia 20 de julho, acontecera em Faxinal dos Quartins, festa em louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso. Na programação alvorada às 6 horas, 10 horas, santa missa, meio dia almoço, e às 14 horas, inicio do bingo e leilão.

Também no dia 20, acontece a festa em louvor a Nossa Senhora Rosa Mística, na Vila Palmeirinha, com missa às 10 horas, no cruzeiro onde será construída a capela. Às 14 horas, inicia o grande bingo, com diversos prêmios. Participe e prestigie a Comunidade de Nossa Senhora Rosa Mística na Vila Palmeirinha.

Grande festa em louvor a Nossa Senhora da Assunção, acontece no dia 03 de agosto na comunidade de Pinheiral de Cima. Alvorada às 6 horas, 10 horas santa Missa, meio dia almoço com churrasco de leitão, carneiro, alcatra, saladas, maionese, risoto e farofa, e também haverá sobremesa. Às 13h30 inicio das festividades com o bingo e o leilão. Haverá uma cozinha com doces e salgados e bebidas, e a um animado sarau. Desde já a comunidade de Pinheiral de Cima agradece.

Convites para missas

Os familiares do Sr. Homero Kleine Ribeiro, agradecem pelo apoio recebido em virtude do seu falecimento e convidam para missa de 7º dia de seu falecimento que será celebrada neste domingo, na igreja Matriz, as 08h00min e às 19h00min. Por mais este ato de fé, os familiares do Sr. Homero Kleine Ribeiro agradecem.

Os familiares de Nezilda de Oliveira Santos, mais conhecida como dona Nenê, convidam para missa de um ano de seu falecimento, que será celebrada neste domingo, às 8 e às 19 horas, na Igreja Matriz. Por mais este ato de fé, os familiares de Nezilda de Oliveira Santos, mais conhecida como dona Nenê, agradecem.

A família do Sr. João Maria Seixas da Silva, agradece pelo apoio recebido em virtude do seu falecimento e convida para missa de 7º dia que será realizada na segunda feira, dia 14, na comunidade de Rincão do Coxo, na Capela do Divino Espírito Santo às 19 horas. Por mais este ato de fé, os familiares do Sr. João Maria Seixas da Silva agradecem.

Nota de Falecimento

A Radio Ipiranga comunica com pesar o falecimento do Senhor Antônio Muller, ocorrido ontem (11) às 22h30 em Curitiba, aos 74 anos de idade. Deixa a lamentar seu infausto passamento, filhos e netos. Seu corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Municipal de Porto Amazonas, de onde partirá o féretro, as 16h00min de hoje, para o Cemitério Municipal de Porto Amazonas. A Rádio Ipiranga noticiou com pesar o falecimento do Senhor Antônio Muller ocorrido ontem em Curitiba aos 74 anos de idade.

As Farmácias que iniciam plantão hoje ao meio dia e atendem até a próxima sexta feira dia 18 são a EXTRA FARMA, na Av. Nascim Bacila, nº 48, fone 3252-2484 e a Farmácia Maxifarma na Rua Conceição, nº 331, no centro, telefone 3252-2362 e o Hospital Santa Casa de Misericórdia, no centro atende o plantão no fim de semana, apenas casos de urgências e emergências

 

 

 

 

 

 

 

Ouvintes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterOuvintes Hoje88

Nós temos 25 ouvintes online

tempo