O Município de Palmeira firmou termo de adesão ao programa GESAC -Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A parceria visa o fornecimento de conexão à internet em banda larga em localidades pré-selecionadas pelo Governo Federal.

O documento publicado em 9 de janeiro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, menciona as seguintes localidades a serem atendidas pelo programa:Benfica, Campestre de Vieras, Colônia Maciel, Colônia de Papagaios Novos, Correias, Faxinal dos Silva, Guarauninha, Lago, Passo do Tio Paulo, Pinheiral de Baixo, Pinheiral de Cima, Poço Grande, Queimadas, Quero-Quero, Santa Bárbara de Cima, Vieiras, Vileiros e Vilinha.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Palmeira, a equipe do GESAC fará levantamento de empresas locais que prestam serviços de internet. Depois será escolhida a  empresa mais adequada para realizar o serviço técnico. Uma vez que a estrutura e o sinal da rede serão por conta do governo, o resultado será um preço mais acessível para a população. A efetivação dependerá da disponibilização de local adequado para a instalação dos equipamentos.

A Prefeitura informou que se o serviço for executado em todas as localidades pré-selecionadas estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas possam ter acesso à internet banda larga com preço acessível, o que inclui dezenas de escolas e postos de saúde da área rural.

Segundo informações da Secretaria de Urbanismo, o Ministério das Comunicações tem a previsão de iniciar as instalações das antenas em junho em todos os municípios brasileiros proponentes.