Governo Municipal convida população para debater Plano Diretor

Governo Municipal convida população para debater Plano Diretor

Publicado em: 24 jan, 2018 às 13:55

No próximo dia 29 de janeiro tem início em Palmeira as atividades referentes ao Plano Diretor do município. O Plano Diretor atua como mecanismo para se pensar as políticas urbanas e rurais para o crescimento da cidade. Para isso, torna-se fundamental a participação da população junto com o Governo Municipal na formulação de propostas que contribuam com o desenvolvimento de Palmeira. As atividades serão na Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, das 13h às 17h em relação ao Plano Rural e das 19h às 22h sobre Plano Urbano.

O arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Palmeira Murilo Klas, explicou sobre a relevância do Plano Diretor. “O Plano Diretor é um instrumento da política urbana que vai definir os rumos de crescimento da cidade. Um crescimento justo e igualitário onde nós vamos estar trabalhando dentro deste contexto todas as políticas urbanas que podem estar incidindo sobre o meio urbano ou rural”.

O primeiro Plano Diretor de Palmeira foi elaborado em 2006 e segundo o arquiteto teve uma participação popular excelente. Em 2016 houve a revisão do Plano Diretor, uma vez que se trata de um documento previsto para cada 10 anos. Klas comentou também sobre o motivo de se trabalhar o Plano Diretor dois anos após sua revisão. “Há necessidade de fazer uma revisão desse plano por intervenções que estão ocorrendo e que precisam desse estudo”.

Em relação às ações para o início de 2018 estão previstas para o dia 29 de janeiro na Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes as oficinas de leitura comunitária. São oficinas com linhas de temáticas direcionadas, uma para o meio rural e outra referente ao ambiente urbano.

Trata-se, portanto de uma atividade com a participação popular. Neste dia as pessoas são convidadas a participar para fazer sugestões e apontamentos sobre a cidade. “Vamos buscar saber como o cidadão vê o município, o que ele pensa a respeito da cidade e o que ele espera desse município”, completa o arquiteto e urbanista.

Assim, no dia 29 de janeiro será feito o fechamento de todas as propostas para 2026. Além de traçar os rumos para o município para os próximos 10 anos. Klas salientou a importância dos cidadãos participarem da oficina de leitura comunitária. “Sem a participação popular o plano diretor não tem validade tanto para o Estado quanto para a nação”.

Entre as temáticas abordados através do Plano Diretor estão habitação, mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento do turismo, entre outras.

Reforçamos o convite à população para participar da oficina no dia 29 de Janeiro na Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, das 13h às 17h sobre o Plano Rural e das 19h às 22h a respeito do Plano Urbano.