Paróquia inicia campanha SOS Comunidade São Sebastião de Tocas

Paróquia inicia campanha SOS Comunidade São Sebastião de Tocas

Publicado em: 26 set, 2019 às 14:45

Durante o encerramento do Cerco de Jericó realizado nesta quarta-feira (25) foi lançada uma campanha para em prol da comunidade de São Sebastião em Tocas, interior de Palmeira.
Com o temporal que atingiu o município no dia 18 de setembro, várias localidades foram afetadas e com isso a Igreja Católica de Tocas teve grande parte da estrutura danificada e o barracão completamente derrubado.
Nesta quinta-feira (26) participaram do Noticiário P7 o Vigário Paroquial Padre Adriano da Levedove, o Pároco Padre Joaquim Naves e os representantes da comunidade Vilmar Sergik e Roselaine de Fátima Barausse.
Padre Adriano explicou que o foco da campanha está na reconstrução do espaço religioso. “Essa é uma campanha voltada para nossa comunidade de Tocas, a Igreja São Sebastião. Para que nós possamos, agora que as coisas começam a voltar no seu lugar, elaborar uma estratégia para podermos ajudar nossos irmãos que querem reconstruir a sua igreja, seu templo onde possam continuar buscando força e esperança para dar continuidade em suas vidas depois de toda tragédia que aconteceu no dia 18 setembro”, disse o Vigário.
Ao falar sobre a situação que a comunidade ficou, Vilmar lembrou que apesar dos danos materiais, nenhum morador ficou ferido. “É uma coisa muito triste, mas por outro lado comove nossa fé, porque você olhar no estrago que aconteceu, barracões, a grossura dos pinheiros arrebentados, os pilares que caíram. A fé das pessoas não caiu porque não atingiu as pessoas, graças a Deus o ser humano está lá sem nenhum ferimento, são bem materiais que precisamos recuperar, mas mostra que Deus esteve junto”, destacou o representante.
A solidariedade do povo palmeirense também foi lembrada durante a entrevista. Além das doações que já estão acontecendo, pessoas de comunidades vizinhas estão oferecendo ajuda para diversos serviços, entre eles a limpeza das estradas, por exemplo.
Para o Pároco, apesar da destruição causada, este é um momento que a união das pessoas é colocada em evidência. “É desolador ver a realidade, mas ao mesmo tempo, vemos esse esforço, essa comunhão e fraternidade. Porque às vezes para unir uma comunidade precisa acontecer alguma coisa para que possamos repensar nossas atitudes, nossa vida e recomeçar uma nova caminhada” comentou Padre Naves.

Campanha SOS Comunidade São Sebastião de Tocas

O Vigário Paroquial explicou que após conversa com as lideranças da comunidade foi desenvolvido um planejamento para campanha. Neste primeiro momento, está sendo avaliada a quantidade e tipo de material a ser utilizado. Com isso, uma conta bancária foi disponibilizada.  “Isso para comprar as coisas certas nas quantias certas. Porque, por exemplo: Estamos todos comovidos neste momento, chegam lá 50 sacos de cimento, mas só vamos começar a mexer com cimento depois de toda limpeza e organização, daqui um mês e meio, dois meses. Primeiro que não tem onde colocar esse material, porque os barracões da comunidade foram destruídos. Então temos que saber como fazer a doação, por isso precisamos fazer um projeto”, explicou Padre Adriano.
Como não há um local para armazenar as doações como materiais de construção, alimentos e roupas, por exemplo, a recomendação da Paróquia é de que as pessoas interessadas em fazer esse tipo de contribuição procurem o Expediente Paroquial. “Precisamos concentrar bem no que vamos ajudar, não adianta doarmos muitas coisas que talvez não seja da comunidade e mesmo das famílias neste momento. Toda doação é bem vinda, mas vamos ver primeiro as necessidades, do que está se precisando”, disse o Vigário ao destacar a importância de um projeto para as colaborações.
Além disso, os padres e representantes da comunidade de Tocas reforçaram que haverá prestação de contas dos valores durante todo andamento da campanha.
Mais uma vez a Paróquia Nossa Senhora da Conceição conta com o apoio e solidariedade da população palmeirense para ajudar os irmãos da comunidade de São Sebastião em Tocas.  “Chorar é humano, mas reerguer-se é divino”, lembrou Padre Adriano.

Como fazer a doação:

Banco Sicredi

MITRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Ag 730 c/c 60890-3

CNPJ: 76.648.500/0005-20

Para mais informações: (42) 3252 1276 42 99919-1416

Imagem: João Borges Júnior